Cena Política Titulo Cena Política
Cadê o filme de Frank Aguiar?

O ator e diretor Guilherme Fontes começou a captar em 1995 recursos para produzir o filme Chatô

Beto Silva
04/11/2015 | 07:13
Compartilhar notícia


O ator e diretor Guilherme Fontes começou a captar em 1995 recursos para produzir o filme Chatô, o Rei do Brasil. Após 20 anos, mais precisamente daqui a 15 dias, em 19 de novembro, a cinebiografia de Assis Chateaubriand, magnata das comunicações brasileiras durante boa parte do século 20, finalmente terá sua estreia. O atraso ocorreu por problemas financeiros, equívocos na prestação de contas e uma série de outros obstáculos. Por que abordamos esse assunto nesta coluna política? A indagação que deve estar na cabeça do leitor tem resposta em São Bernardo. Mais precisamente na cadeira número dois do Paço. E quem pensa que é a da secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira (PT), mulher do prefeito Luiz Marinho (PT), está enganado. É a do vice-prefeito Frank Aguiar (PRB). Com o lançamento de Chatô, o filme Os Sonhos de um Sonhador – A História de Frank Aguiar é um dos longas que estão há mais tempo em produção no Brasil. Foi filmado em 2009 e teve estreia prevista inicialmente para 2010. Mas o filme ficou esquecido por alguns anos. Foi exibido em alguns festivais, teve pré-estreia no litoral paulista, mas nunca houve um lançamento nacional. Agora, parece que, para não quebrar o recorde de Chatô como a película mais demorada da história do cinema tupiniquim, foi marcada para dia 26 deste mês a aguardada estreia. Para muitos, nem tão aguardada assim. O enredo é sobre o menino Francineto Luz de Aguiar que sai do Piauí para tentar a vida no Sudeste. Vira artista e político. Nas duas últimas eleições para deputado federal não teve sucesso. Agora visa ser senador pelo Estado natal, em 2018.

E a lição de casa?
Vereador de Mauá, Professor Betinho (PSDC) retirou projeto de sua autoria que obrigava o Paço a divulgar os nomes, cargos e números de celular de quem usa telefone móvel corporativo da administração municipal. A proposta pegou mal pelo fato de o parlamentar não dar o exemplo em seu gabinete, em que também há utilização de celulares pagos com dinheiro público. No site da Câmara ou em sua página oficial na internet, o democrata-cristão não coloca os números. Ontem, Betinho foi procurado pela imprensa para falar do assunto, mas saiu da sessão às pressas, assim que terminou.

Indicações – 1
Saiu a relação do número de indicações feitas por vereadores de São Bernardo à Prefeitura, no período de 1º de julho até outubro. Tratam-se daqueles apontamentos feitos pelos parlamentares a partir de demandas que chegam aos gabinetes ou mesmo em abordagens de munícipes nas ruas. Colocação de asfalto, semáforos, rondas da GCM em trechos perigosos, poda de árvores e pinturas de sinalização de trânsito são algumas das sugestões encaminhadas ao Paço pelos legisladores. Em primeiro lugar está José Luís Ferrarezi (PT), com 544 indicações. O segundo colocado é Juarez Tudo Azul (PSDB), com 446. Na terceira posição está Fábio Landi (PSD), com 168.

Indicações – 2
O destaque negativo fica por conta de Marcos Lula (PT), que não fez uma indicação sequer e não figura na listagem. Será que não há nada para apontar para o governo Luiz Marinho (PT) ou o vereador, filho do ex-presidente Lula, não confia que haverá solução para possíveis sugestões?

Ausência
Estava na agenda do prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), participar do Encontro Nacional de Cidades Educadoras, ontem, em Santo André. Mas o petista não compareceu à abertura. Teve reunião de última hora com o caçambeiros, que protestaram no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;