Memória Titulo Memória
O menino da Vila Vivaldi, hoje arcebispo de Campinas

Airton José dos Santos veio menino para o Grande ABC e realizou os primeiros estudos nas Vilas Vivaldi e Sacadura Cabral

Ademir Médici
30/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Emocionante viajar pelo interior de São Paulo e localizar, por acaso, numa das igrejas – no caso a sede da Paróquia São Sebastião, em Valinhos – esta revista com dom Airton na capa.

Orgulho do Grande ABC como um todo e de Vila Vivaldi, bairro Sacadura Cabral e Diadema, em particular. Pois o mineirinho Airton José dos Santos veio menino para o Grande ABC, realizou os primeiros estudos nas Vilas Vivaldi e Sacadura Cabral, foi ordenado padre, galgou posições dentro da Igreja e hoje é arcebispo metropolitano de Campinas.

A revista que localizamos chama-se A Tribuna, órgão oficial da Arquidiocese de Campinas, que está – acreditem! – no ano 105. O número é o 3.907, correspondente a março-abril de 2015. Editora: Bárbara Beraquet.

Pela vontade de Deus
4º bispo de Mogi das Cruzes.
5º arcebispo de Campinas.
Ordenação presbiteral - 8-12-1985.
Ordenação episcopal – 2-3-2002
Lema episcopal – Para fazer, ó Deus, a tua vontade.

História de vida
Nascimento – Bom Repouso (MG), 25-6-1956.
Pais – José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. O primeiro de sete irmãos.
1964 – A família passa a residir na Vila Vivaldi, em São Bernardo.
1967 – A mudança para o bairro Sacadura Cabral, em Santo André.

Caminhos eclesiais
1979 – O ingresso no seminário da Diocese de Santo André.
Estudos – Filosofia e Teologia no bairro do Ipiranga, Capital.
Ministério – Ordenado diácono e presbítero em 1985 por dom Claudio Hummes, bispo de Santo André.
1986 – Vigário paroquial da Imaculada Conceição, em Diadema.
1987 a 1997 – Diretor e formador na Casa dos Seminaristas de Santo André; em paralelo, realiza vários outros serviços na Diocese, vários dos quais em Diadema.
1998 a 2000 – Realiza estudos de especialização em Roma.
2000 – Nomeado chanceler do Bispado e ecônomo da Diocese por dom Décio Pereira.
2001 – Nomeado pároco da Catedral do Carmo; nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Phelbes e auxiliar para a Diocese de Santo André.
Ordenado bispo em 2-3-2002; toma posse como bispo diocesano de Mogi das Cruzes em 26-9-2004.
Papa Bento XVI o nomeia arcebispo de Campinas, tomando posse em 15-4-2012.
Agora, aleatoriamente, vemos dom Airton na capa de A Tribuna. Para os antigos, ainda o menino da Vila Vivaldi, o adolescente do Sacadura Cabral, o padre de ideias avançadas e progressistas que percorria os bairros em formação de Diadema, eternamente em seu coração.

Em 30 de agosto de...
1915 – Edital publicado pela Paróquia da Boa Viagem comunica a remoção das ossadas do antigo cemitério da Vila de São Bernardo, que ficava atrás da matriz, para o novo cemitério, hoje denominado Vila Euclides.
A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘combates em direção a Friedrichstad (cidade da Alemanha); as vítimas dos dirigíveis alemães.
1960 - Câmara de Santo André realiza estudos para construção de um teatro municipal.
1970 – Ônibus voltam a percorrer o itinerário Taboão (São Bernardo), Vila Morais, Jardim da Saúde, Ipiranga e Cambuci (São Paulo). A linha havia sido paralisada em 1968.
Prefeitura de São Bernardo entrega a Cidade da Criança reformulada, com 134 brinquedos e novas obras: trenzinho, cartódromo mirim e minicirco.

Santos do dia
Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos, no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo nos narram que eles foram perseguidos, martirizados e mortos em Roma pelo imperador Diocleciano, no ano 303. Fonte: Padre Evaldo César de Souza
Bv. Eustáquio Van Lieshout
Gaudêncio
Rosa de Santa Maria.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 30 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5916
Correção monetária volta a se igualar à inflação.
Começa a pavimentação das ruas no Parque dos Pássaros.

Município paulista
Itaí. Criado em 1891, quando se separa de Itapeva. Seu primeiro nome foi Santo Antonio da Boa Vista, com alteração para o nome atual em 1920.

Hoje
Dia dos Catequistas
Dia das Obras Pontifícias
Dia do Vendedor Lojista 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;