Internacional Titulo
Gripe do frango não é facilmente transmitida entre humanos
Por Da AFP
08/02/2004 | 11:30
Compartilhar notícia


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste domingo que o vírus da gripe do frango ainda não evoluiu para uma forma mais facilmente transmissível entre os seres humanos, apesar dos primeiros temores suscitados pela morte de duas irmãs no Vietnã.

A OMS afirmou no mês passado que duas irmãs mortas em Hanói em 23 de janeiro poderiam ter sido infectadas pelo vírus H5N1 por seu irmão, que também morreu. A hipótese desatou temores de uma mutação do vírus, e de um risco maior de contágio entre os seres humanos pela epizootia que já causou a morte de 18 pessoas no Vietnã e na Tailândia, e afetou dez países asiáticos.

As análises realizadas posteriormente em Hong Kong não detectaram a presença de genes humanos nas mostras do vírus extraídas das vítimas.

Isso significa que o H5N1 "não evoluiu para uma forma facilmente transmissível de uma pessoa à outra", segundo um comunicado publicado no site internet da OMS. A agência também destacou que a gripe do frango não se transmitiu a qualquer pessoa que esteve em contato com os doentes, família, vizinhos ou médicos.

A OMS avisou recentemente que milhões de pessoas poderiam morrer em todo o mundo se o vírus da gripe do frango se combinasse com o da gripe comum, circunstância que aliaria a virulência do primeiro à facilidade de contágio do segundo.

A representante da OMS no Vietnã, Pascale Brudon, declarou neste domingo que apesar de o vírus não ter evoluído, novos contágios eram inevitáveis entre a população.

"Não há uma aceleração enorme do número de casos, mas podemos esperar novos contágios em diferentes partes do país", avisou, exortando o governo a continuar lutando contra a epizootia que afeta 57 das 64 províncias do Vietnã.

O Vietnã é o país mais afetado pela gripe de frango, com 13 mortos num total de 17 casos confirmados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;