Esportes Titulo S.Caetano
Favoritos conquistam a Prova de Reis
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
12/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Israel dos Anjos confirmou o favoritismo e conquistou ontem o terceiro título da Prova de Reis de São Caetano, com o tempo de 30min32. No feminino, a vencedora foi Maria Lúcia Santos Nascimento (35min45).

"Já comecei a temporada com o pé direito", disse o campeão, destacando que em suas duas vitórias anteriores (2003 e 2004), o percurso da corrida era de 12 quilômetros. "Agora a prova ficou muito mais rápida. Quem não der 100% de força do início ao fim fica para trás", explicou o atleta, que mora em São Bernardo.

O pódio masculino foi completado por José Fonseca (30min35), Aleudo dos Santos (30min37), Marildo Barduco (30min42) e Edson Tibúrcio (30min53).

Maria Lúcia, que venceu a Prova de Reis pela primeira vez, possui uma daquelas histórias marcantes do atletismo. Natural de Livramento, na Bahia, ela migrou para Catanduva, no interior paulista, em busca de melhores condições de vida, e lá descobriu o esporte.

"Como todo nordestino, vim para cortar cana, mas acabei trabalhando como empregada doméstica. Comecei a caminhar para perder peso. Depois passei para a corrida e hoje sou atleta profissional", contou a corredora, que foi a 15ª na Corrida de São Silvestre.

Também subiram no pódio feminino: Andréa Celeste Ramos (36min32), Rozilene de Jesus (37min41), Valquíria Martins (38min04) e Jucimara Santos (38min29).

A Prova de Reis foi disputada por 1.295 atletas que percorreram dez quilômetros, passando, principalmente, pelas avenidas Kennedy e Goiás.

SUPERAÇÃO - O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada na Corrida de Reis foi o cadeirante Ronílson Bispo, o Índio, que em 29min26 completou o percurso.

Índio foi aplaudido pelos torcedores, quando passou pela linha de chegada. "O percurso era plano e me favoreceu", disse o atleta, que perdeu a perna direita aos 18 anos em função de um tumor.

Um ano depois, ele jogava basquete sobre rodas e depois descobriu o atletismo. "Já corri a Maratona de Nova York e o Mundial do Japão", relembra.

Índio, apesar de ser o primeiro, foi desclassificado, segundo os organizadores, porque não passou pelo sensor de largada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;