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Eleição municipal tem mais gastos que a nacional
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
21/01/2008 | 07:02
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“Uma campanha municipal representa, proporcionalmente, mais despesa do que uma campanha nacional”, afirma Carlos Manhanelli. Na análise do especialista em marketing político, o mercado movimenta mais profissionais nas campanhas a vereador e a prefeito. “Considerando o número de candidatos, é possível dizer que mais pessoas pleiteiam um cargo para trabalhar na campanha, portanto, o custo é maior.”

O especialista ressalta que as campanhas nacionais, embora custem menos somente por conta do número de candidatos, têm uma vantagem enorme frente às municipais: a TV, capaz de cobrir todo o território. “Os municípios são diferentes porque os candidatos têm de investir em outros veículos de comunicação para alcançar o eleitor, sendo assim, o custo é maior.”

A campanha mais cara e trabalhosa, aponta Manhanelli, é a de vereador, já que o parlamentar tem de convencer o eleitor a votar também no partido. “A campanha de um vereador é muito mais difícil porque ele não depende apenas do número de votos conquistado para se eleger, mas dos votos da legenda.”

A segunda campanha de maior investimento no Brasil, segundo ele, é a presidencial, que necessita de divulgação nacional. “A eleição de um prefeito não representa valores exorbitantes e é a mais fácil, pois o candidato precisa dominar apenas a cidade”, destaca.

VALOR DO VOTO
Segundo Carlos Manhanelli , estudos revelam que o valor de cada voto para prefeito no País gira em torno de US$ 8 (R$ 14,24) a US$10 (R$ 17,80).




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