Setecidades Titulo Saúde
Sto.André promete
ampliar oferta de
exames no pré-natal

Cidade será a quarta da região a aderir ao Rede Cegonha;
medida integra plano emergencial para próximos 100 dias

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André será a quarta cidade do Grande ABC a aderir ao Rede Cegonha, programa do governo federal para garantir atendimento à mulher durante toda a gravidez. A medida integra plano emergencial da Secretaria de Saúde do município para os primeiros 100 dias do ano.

De acordo com o secretário de Saúde andreense, Homero Nepomuceno, empossado ontem, a expectativa é ampliar a oferta de exames pré-natais às gestantes do município. Dessa forma, serão acrescentados à rotina atual das grávidas, até o início de abril, testes de sorologia para hepatite C, eletroforese de hemoglobina, sorologia para citomegalovirus e ultrassom morfológico.

A estimativa é oferecer ainda teste rápido para sífilis (neste caso o início da implantação será em até 100 dias). "A maior parte desses exames já é oferecida pela rede de Saúde, mas não são incluídos na rotina das gestantes", afirma Nepomuceno.

O início dos serviços depende de convênio com o governo federal e, apesar de garantir que qualquer ampliação na assistência à Saúde gera aumento dos gastos, o secretário não soube estimar quanto será investido no projeto.
Segundo Nepomuceno, a ideia é que a mulher seja assistida desde a consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) até o momento do parto, na maternidade. Outra ação será a retomada das visitas das mães ao Hospital da Mulher. "É importante para elas conhecer a infraestrutura e o local em que vão dar a luz", destaca.

Outra meta da administração atual será humanizar os partos, ou seja, dar preferência para os nascimentos naturais, quando possível. "Temos de recuperar as políticas interrompidas ao longo desses quatro anos", garante o secretário.

Criado em março de 2013, o Rede Cegonha pretende investir até 2014 R$ 9,397 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde e a meta é atingir 100% dos municípios do País. Na região, São Bernardo foi o primeiro a aderir ao programa, em outubro de 2011. Diadema lançou o projeto em março de 2012, enquanto Mauá, passou a receber recursos do programa em novembro deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;