Política Titulo Reformulação
Chioro terá Lumena
como assessora especial

Secretário de São Bernardo deixa cargo hoje e
levará a titular de Mauá para o governo federal

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


De saída da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo para assumir segunda-feira o Ministério da Saúde, Arthur Chioro (PT) levará a titular da Pasta de Saúde de Mauá, Lumena Furtado, para ser sua assessora especial no governo federal. Lumena estava cotada para substituir Chioro em São Bernardo, cidade onde, durante quatro anos (2009 a 2012), atuou como adjunta do petista.

Chioro se desliga oficialmente da administração municipal hoje, após atividade com o ainda ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), em São Bernardo. Padilha pedirá exoneração para iniciar preparação eleitoral, já que será candidato petista ao governo do Estado de São Paulo e tem planejamento para percorrer diversas cidades paulistas.

Ontem, Chioro esteve em Mauá para comunicar oficialmente ao prefeito Donisete Braga (PT) o convite para Lumena.

O nome do substituto será divulgado também hoje pelo prefeito Luiz Marinho (PT). Ontem, depois de reunião com diretores da fabricante de caças suecos Saab, o chefe do Executivo não quis revelar seu futuro secretário de Saúde, mas sinalizou que a atual adjunta da Pasta, Odete Carmen Gialdi, é favorita para ocupar a principal cadeira do setor.

Marinho lembrou que perdeu profissionais da secretaria em 2013 – casos de Lumena e Homero Nepomuceno Duarte, para Santo André –, porém, ressaltou que Chioro “estruturou o departamento”, minimizando possível estremecimento na área pública. “Nesses quatro anos, formamos novos gestores e criamos condições de podermos liberar o Arthur para trabalhar pelo Brasil.”

Odete estava respondendo pelo expediente na Saúde de São Bernardo até 20 de janeiro, quando Chioro encurtou suas férias para justamente negociar ida ao governo federal. Na semana passada, reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff (PT) e recebeu convite oficial para substituir Padilha. Nesta semana, viajou com comitiva brasileira – incluindo a presidente – para Cuba, onde, além de participar da Celac (Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), engrossou agradecimentos ao governo cubano pela cessão de profissionais para atuação no Brasil por meio do programa Mais Médicos.

MAUÁ

Já a futura gestora da Saúde de Mauá será divulgada por Donisete na segunda-feira. Na quarta-feira, o chefe do Executivo mauaense havia reconhecido a possibilidade de perder a integrante de seu secretariado, contudo disse que tentaria convencer Lumena a continuar em sua administração. “Nós não queremos mexer em jogadores que estão jogando bem”, comparou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;