Contexto Paulista Titulo
Ano-Novo pede controle nos gastos
Wilson Marini
Da APJ
02/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Especialistas em finanças afirmam, com base em pesquisas, que nas famílias brasileiras existe desperdício em média de 20% com energia elétrica, água, alimentação e telefone, entre outras despesas fixas. “É preciso realizar diagnóstico financeiro minucioso por categoria de despesa pelo período de 30 dias, incluindo até mesmo o cafezinho e as gorjetas”, recomenda Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira (Editora DSOP). “É dessa forma que você descobrirá para onde está indo cada centavo de seu dinheiro.”

O que fazer

Três dicas do professor Domingos: 1 – Aprenda a comprar apenas o que é realmente necessário. O consumo consciente é importante para todos. 2 – Ajuste sua vida financeira ao seu real padrão de vida. De nada adianta ter muitas coisas para ostentar se o resultado destas serão dívidas e futuro incerto. É preciso ter visão clara do que se pode ou não. 3 – Se estiver endividado é hora de fazer grande faxina financeira e buscar a causa do problema. Nada de sair renegociando com credor sem antes descobrir porque você gasta mais do que recebe. Retomar as rédeas de sua vida financeira por meio da reeducação financeira é o grande segredo para iniciar ano sustentável financeiramente. Boa sorte!

Trânsito é tarefa local

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), até agora 1.337 municípios realizaram a municipalização do trânsito. A integração dos municípios ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito) requer a criação de setor municipal executivo de trânsito que desenvolva atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação, controle e análise de estatística. As prefeituras devem desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito. O presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, aconselha os gestores a assumirem a demanda, uma vez que poderão promover com mais eficiência políticas públicas voltadas à realidade local. “O trânsito também deve ser prioridade. A segurança nas vias e a proteção a vida devem fazer parte dos três níveis de governo”, diz ele.

Flores na cidade

“Não podemos mudar o caos no trânsito e na cidade, mas podemos mudar um sorriso”. Com essa proposta, grupo de voluntários se reuniu dia desses na Capital para levar 1.000 rosas a motoristas e pedestres na Avenida Paulista. Mais de 30 pessoas participaram. A ação Alegria no Caos espalhou gestos de gentileza e surpreendeu. “As pessoas pararam não só para receber a flor, mas porque também queriam entender o que era o projeto e o motivo de estarmos ali. A resposta foi simples: somos grupo de amigos e queremos promover um pouco de alegria em meio ao caos em que vivemos”, afirma André Saldiba, idealizador do movimento. O grupo, independente e heterogêneo, pretende promover outros eventos desse tipo na Capital. Que tal adotar a ideia em nossas cidades do Interior?

França em Ribeirão

Ribeirão Preto, uma das mais importantes cidades do Interior, receberá a seleção da França na Copa do Mundo de 2014. Campeã em 1998 e vice-campeã em 2006, a França ficará hospedada em hotel resort da cidade e vai treinar no Estádio Santa Cruz, do Botafogo Futebol Clube. O clima já é de pré-Copa do Mundo na cidade. A prefeitura oferece cursos de idiomas (inglês, francês e espanhol), treinamento para taxistas e para a Polícia Militar, que está estudando francês. Restaurantes traduzem os cardápios para a língua francesa. “Será a oportunidade de revelar Ribeirão Preto para o mundo”, acredita o secretário municipal do Turismo, Tanielson Campos.

França em Ribeirão – 2

A imprensa internacional está procurando a cidade para mostrar seus atrativos e até junho cerca de 2.000 jornalistas devem passar pela cidade. “Turistas vão comer na cidade, locar carros, fazer passeios. Tudo isso injeta dinheiro no município e contribui para o desenvolvimento local”, anima-se o secretário. Com cerca de 10 mil leitos de hospedagem e dez Centros de Convenções, a cidade recebe anualmente eventos como congressos, feira de agricultura Agrishow e Stock Car, entre outros. Indiretamente, todo o Interior poderá se beneficiar do evento, especialmente as cidades turísticas e centros de serviços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;