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Supermercadistas crescem em 2009
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 07:00
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As duas maiores supermercadistas do País, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, respectivamente, encerraram o quarto trimestre de 2009 com forte incremento nas vendas em relação ao ano anterior.

O Pão de Açúcar contabilizou vendas líquidas de R$ 7,4 bilhões, aumento de 44,6% frente a 2008. No acumulado do ano, foi registrada venda líquida de R$ 23,2 bilhões, representando alta de 28,8%. Desconsiderando o Ponto Frio, adquirido em junho pela empresa, a venda líquida cresceu 15,2%.

No quesito ‘mesmas lojas', que compreende as unidades com funcionamento mínimo de 12 meses, portanto, sem a operação do Ponto Frio, as vendas brutas cresceram 10,6%, incremento real de 5,5% quando deflacionadas pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A companhia elenca dois fatores para a obtenção dos resultados: a campanha de aniversário do Extra e as campanhas de Natal desenvolvidas em todas as bandeiras. Desta forma, o fluxo de clientes aumentou em todas as lojas da companhia no período.

As vendas brutas da rede de eletroeletrônicos Ponto Frio apresentaram crescimento de 23,8% em relação ao quarto trimestre de 2008, totalizando R$ 1,6 bilhão.

CONCORRENTE - Na multinacional francesa Carrefour, a operação brasileira da rede foi destaque nos resultados mundiais, com crescimento de 13,4%, em relação ao mesmo período de 2008.

Apenas a bandeira Atacadão, voltada para o segmento conhecido popularmente como ‘atacarejo', teve crescimento recorde de 10%, considerando a mesma base de lojas. No acumulado do ano, a rede teve incremento de 14,2%.

Em 2009, o Carrefour Brasil inaugurou 11 unidades Atacadão, dois hipermercados Carrefour e dez lojas Carrefour Bairro, resultado da aquisição de unidades da rede Gimenes, localizadas no interior de São Paulo.

Nota da empresa também destaca a abertura de cinco unidades da Drogaria Carrefour, 28 de serviços digitais e uma loja Carrefour Express, instalada em postos de combustíveis.




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