Internacional Titulo
Peres quer que Arafat prenda ativistas islâmicos
Das Agências
06/10/2001 | 13:24
Compartilhar notícia


O líder palestino Yasser Arafat deve prender os ativistas islamitas acusados de terrorismo, disse o ministro de Relações Exteriores israelense Shimon Peres, em uma declaração difundida este sábado pela rádio estatal de Israel.

"Arafat tem de escolher entre exercer sua autoridade sobre a Jihad Islâmica e o Hamas ou estar sob a autoridade destes dois movimentos", declarou Peres, estimando que o presidente palestino hesita sob as pressões dos Estados Unidos, de Israel e de pessoas ligadas a ele.

Peres assinalou que em sua reunião com Arafat no dia 26 de setembro, tinha exigido a detenção de uma dezena de ativistas dos dois movimentos, que rejeitam a trégua, destacando que até agora não se fez nada.

Por outra parte, justificou a incursão realizada ontem pelo exército israelense em setor autônomo palestino em Hebrón, na Cisjordânia, pelos disparos palestinos feitos na última quarta-feira contra fiéis judeus que rezavam no Túmulo dos Patriarcas por motivo da festa de Succot. Dois israelenses foram feridos neste incidente.

"O que ocorreu em Hebrón é grave. Dispararam contra fiéis, mulheres e crianças que oravam. Isto não se pode tolerar. Este incidente precisava de uma resposta severa", acrescentou Peres.

Cinco palestinos morreram e outros 15 foram feridos durante a incursão em dois bairros próximos da colônia judia onde vivem cerca de 400 israelenses, rodeados de uma forte pressão militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;