Economia Titulo
Duma aprova pacote de austeridade
Por Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 08:59
Compartilhar notícia


A câmara baixa do Parlamento, a Duma, aprovou nesta sexta-feira novas medidas de um pacote de austeridade que a Rússia deve pôr em prática para receber um empréstimo do Fundo Monetário Internacional. O pacote é uma combinaçao de corte de gastos e aumento de impostos, exigidos pelo FMI como condiçao principal para liberar o empréstimo de US$ 4,5 bilhoes, que será usado para pagar dívidas anteriores com a instituiçao. Sem o empréstimo, a Rússia se veria obrigada a emitir moeda e, talvez, impor controles monetários, medidas que aumentariam a pobreza e colocariam em perigo as reformas da era pós-soviética.

Um dos projetos aprovados pela Duma facilita e acelera o processo de quebra dos bancos. A liquidaçao de uma instituiçao insolvente passa a ser voluntária, em vez de obrigatória. O FMI exige que o governo deixe de gastar recursos para subsidiar bancos que estao à beira da falência. Os projetos passarao, agora, para a câmara alta e, em seguida, para as maos do presidente Boris Yeltsin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;