Cultura & Lazer Titulo
Morre violonista Rosinha de Valença
Do Diário OnLine
10/06/2004 | 12:01
Compartilhar notícia


A violonista brasileira Maria Rosa Canelas, a Rosinha de Valença, morreu na madrugada desta quinta-feira vítima de parada respiratória. Ela estava há 12 anos em coma no Hospital Escola de Valença, no Rio de Janeiro, após sofrer um derrame cerebral em 1992. O enterro será às 16h desta quinta-feira.

Rosinha nasceu no dia 30 de julho de 1941 e começou a se interessar por violão ainda criança, assistindo aos ensaios do conjunto musical do irmão Roberto. Em 1963, veio para o Rio de Janeiro decidida a seguir a carreira musical. O primeiro disco foi produzido pela gravadora Elenco, do produtor Aloísio de Oliveira, a quem foi apresentada pelo violonista e compositor Baden Powell.

O nome artístico foi dado pelo colunista Sérgio Porto, que costumava dizer que ela tocava por uma cidade inteira, segundo relata a Enciclopédia da Música Brasileira. Com Sérgio Mendes, excursionou pelos Estados Unidos durante 8 meses em 1964, no ano seguinte viajou com um grupo de música nacional, patrocinado pelo Itamaraty, que se apresentou em 24 países europeus. Sua discografia inclui LPs gravados no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França, em diversos selos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;