Economia Titulo O segundo na pandemia
Dia dos Namorados anima comerciantes

Ao contrário de 2020, estabelecimentos podem funcionar de portas abertas neste ano

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
07/06/2021 | 00:01
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Claudinei Plaza/ DGABC


Os comerciantes do Grande ABC estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, que será comemorado no sábado, o segundo durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, os estabelecimentos não essenciais não puderam abrir as portas às vésperas da data, já que a flexibilização das atividades começou em 15 de junho. Agora, mesmo com a restrição de horário e da capacidade de atendimento, os consumidores podem optar pela compra presencial. Além disso, atualmente, tanto clientes quanto lojistas estão habituados às compras on-line.

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) projeta movimento 40% maior do que há um ano. Essa é uma das datas mais importantes para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. “Há boa perspectiva se for levado em conta o ano passado quando o comércio estava fechado, dependia de vendas on-line ou do sistema drive-thru. E, além disso, as pessoas tinham mais medo do que hoje, sem saber o que iria acontecer. Ninguém queria pensar em presente”, assinala Válter Moura, presidente da entidade.

Segundo Pedro Cia Júnior, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), a expectativa é que as vendas cresçam até 30% neste ano. “Esta é uma data fundamental, é mais uma possibilidade para incrementar as vendas”, avalia. Ele lembra, porém, que os comércios que investem em canais de atendimento on-line, como via site ou redes sociais, se destacam, uma vez que o consumidor mudou. “As pessoas têm pesquisado na internet antes de ir à loja física. A tendência é que aquele que não investir em uma plataforma digital não vai sobreviver”, afirma.

De fato, a PIC (Pesquisa de Intenção de Compra), divulgada na sexta-feira pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista, mostrou que a maioria dos moradores da região (59,4%) pretende adquirir o presente via <CF51>e-commerce</CF> ou redes sociais. O levantamento indicou que 81% dos consumidores se consideram adaptados aos meios eletrônicos de compras. Tanto que os R$ 64 milhões que os casais do Grande ABC devem movimentar no Dia dos Namorados não serão totalmente injetados no comércio regional.

RESTAURANTES

O otimismo também vale para o setor de bares e restaurantes que, no último Dia dos Namorados, atendeu apenas por meio de delivery e drive-thru. Desta vez, assim como as lojas, o setor pode operar com 40% da capacidade e tem como principal desafio o toque de recolher implementado pelo governo do Estado das 21h às 5h e mais rígido em Santo André e São Bernardo, onde o transporte público deixa de circular às 22h. Ponto positivo é que a data será comemorada em um sábado, dia cujo movimento já é naturalmente maior.

“Neste ano há melhor expectativa do que o ano passado porque os estabelecimentos estão abertos. Mas, sequer vai chegar perto do movimento que a data trazia para os setores de gastronomia e hospedagem”, avalia Beto Moreira, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do grande ABC). No cenário mais otimista, a expectativa é “chegar perto” do movimento registrado em 2019. Dica é investir em cardápio diferenciado para o delivery.

No Gema Restaurante, em Santo André, o chef e proprietário Melchior Neto está otimista com a data, principalmente porque o movimento cresceu 20% desde a última reabertura, no fim de abril. “As pessoas estão animadas e com coragem para sair de casa porque viram que estamos nos preocupando com os protocolos de segurança. Estou sentindo uma luz no fim do túnel”, afirma. Para atender aos protocolos, é necessário reserva. O estabelecimento conta com cardápio com entradas, pratos principais e sobremesas, com preço a partir de R$ 79.

De olho no movimento que a data pode trazer, Thiago Malito, proprietário do Botequim Santo André e do Botequim São Caetano, localizados nas cidades de mesmo nome, irá inaugurar a segunda unidade andreense justamente em 12 de junho. “O Dia dos Namorados é sempre uma data muito movimentada, com fila de espera, por isso acreditamos que teremos as três casas com 100% de ocupação, até porque estamos trabalhando com 40% da capacidade total”, observa.

A consultora de comunicação freelancer Roberta Calamari, 22 anos, de São Caetano, e o namorado comemoram duplamente em 12 de junho, já que é a data do aniversário de namoro. Antes da pandemia, o casal costumava sair para jantar e ficar a dois, uma vez que eles não moram sozinhos. No ano passado, eles sequer se viram, já que ele estava com suspeita de Covid-19. No sábado, porém, eles pretendem se reunir na casa de Roberta. Ainda com receio da doença, eles optaram por pedir o jantar em casa.

“Ainda não escolhemos nada específico, vamos decidir na hora. Faz toda diferença quando o restaurante tem um cardápio especial, adoro essas coisas temáticas. Tanto que fiz uma encomenda de doces especialmente para o Dia dos Namorados, como brigadeiros com escrita em cima”, conta Roberta. Mesmo com os protocolos, ela se sente desconfortável em ir até um restaurante. “As pessoas estão, inevitavelmente, sem máscara para comer. Vejo gente sem se importar em circular sem máscara quando levanta da mesa.”

Motéis retomam a campanha que deixou de ser realizada em 2020

Suspensa em 2020 em razão da pandemia, a campanha Love Week será retomada neste ano nos motéis da região. De hoje até domingo, os estabelecimentos oferecem pacotes das 21h às 13h com pernoite, jantar, café da manhã e decoração. Objetivo é desafogar a noite do Dia dos Namorados, que é a principal data para o setor. No ano passado, os motéis já podiam funcionar, pois são considerados serviços essenciais. Contudo, neste ano, o setor conta com a confiança dos clientes para aumentar a demanda.

No Ramsés Motel, em São Bernardo, a expectativa é de incremento de 30% em comparação a 2020. “No ano passado tivemos uma queda bem elevada, de cerca de 50%, mesmo com o motel sendo opção aos restaurantes fechados. Porém, vale ressaltar que com as restrições de circulação, há uma tendência de que a procura de motéis diminua”, assinala Diego Moreno Bianchi, proprietário. Ele explica que os motéis montam o pernoite por volta da 1h, portanto, o toque de recolher às 21h pode atrapalhar a demanda. “As restrições afetam entrada de novos clientes e atrapalham a operação de troca de turno.”

Mesmo na pandemia, o setor recorreu a contratação de trabalhadores temporários ou freelancers para suprir a demanda.

Shoppings da região apostam em promoções

YARA FERRAZ
Do Diário do Grande ABC

Os centros de compras localizados no Grande ABC trazem atrativos para os consumidores que, nos próximos dias, ainda precisam comprar presentes para o Dia dos Namorados. Há promoções com sorteios de prêmios, que vão desde jantares românticos a smartphones. Também há opções de brindes para quem consumir a partir de um determinado valor.

Em Santo André, o Grand Plaza possui promoção de <CF51>cashback</CF>. Até o dia 21, a cada R$ 250 em compras o cliente recebe R$ 50 de volta para utilizar na unidade. 

No Shopping ABC, a cada R$ 300 em compras até 13 de junho, o cliente troca por um voucher de R$ 50 que pode ser utilizado em um dos restaurantes participantes (Calle 54, Pecorino, Paris 6 e Jangada) ou na loja da Grand Cru. Além disso, o cliente também ganha um número da sorte para participar do sorteio de cinco fins de semana no hotel de luxo Palácio Tangará, em São Paulo.

Já no Atrium, a cada R$ 150 gastos até 13 de junho, o cliente troca por um número da sorte e concorre a um vale-compra. Os valores ficam entre R$ 1.000 e R$ 10 mil.

Em São Bernardo, no Golden Square, a cada R$ 250 em compras até 13 de junho, o casal ganha um número da sorte, com os cupons em dobro de segunda a quinta-feira, e por meio do cadastro no aplicativo do shopping, para concorrer a dez jantares no Coco Bambu Conceito e dez vinhos Grand Cru.

Além disso, o shopping também realiza a campanha voltada a ex-namorados, que visa arrecadar roupas, acessórios, ursinhos e todos aqueles presentes trocados no passado, que agora podem levar alegria para quem precisa. Há pontos de arrecadação no local.

O Shopping Metrópole sorteia dez kits tecnológicos da Samsung com um celular (Samsung Galaxy S21), smatwatch e fone de ouvido sem fio. O cliente deve cadastrar as notas fiscais de compras no site do shopping até o dia 13 de junho. A cada R$ 300 ganha-se um número da sorte.

O São Bernardo Plaza vai estar com promotoras disponíveis para fotografar casais em frente a um painel decorado. O shopping também está sorteando semanalmente Iphones 11. Os cupons são distribuídos a cada R$ 250 em compras. As notas devem ser cadastradas no aplicativo São Bernardo Plaza Shopping.

No ParkShopping São Caetano, até 15 de junho, a cada R$ 350 em compras, os clientes poderão trocar suas notas fiscais por uma manta para sofá, além de receber um número da sorte e concorrer a quatro vales-compras de R$ 10 mil para serem gastos nas lojas do shopping.

As mantas são limitadas a uma por CPF e até quando durarem os estoques. Os clientes que realizarem suas compras de segunda a quinta-feira, exceto feriados, terão direito a números da sorte em dobro. 

Em Diadema, o Shopping Praça da Moça sorteia quatro Iphones 12 e 50 vale compras de R$ 1.000 casa. Quem somar R$ 200 em compras até 12 de junho pode cadastrar as notas fiscais por WhatsApp (11 98632-0122) ou o aplicativo e receber um número da sorte. Quem fizer as compras nas lojas de segunda a quinta-feira ganha números em dobro para concorrer.

No Mauá Plaza Shopping, a cada R$ 200 em compras até o dia 13 de junho, o cliente ganha uma raspadinha para concorrer a vales-prêmios de R$ 200, sendo R$ 100 para a pessoa e os outros R$ 100 para o seu amor. Para participar, basta levar os cupons fiscais até o balcão de trocas ou cadastrá-los via app do Mauá Plaza Shopping e retirar suas raspadinhas.




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