Internacional Titulo
Belgrado aceita tropas da ONU em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 13:14
Compartilhar notícia


A Iugoslávia está disposta a aceitar a mobilizaçao de uma força das Naçoes Unidas em Kosovo, declarou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro iugoslavo Vuk Draskovic. Segundo ele, o presidente Slobodan Milosevic e o emissário russo Viktor Chernomirdin já entraram em acordo sobre o assunto

. Draskovic, em declaraçoes a jornalistas, assegurou que se trata "de uma posiçao comum entre Milosevic e Chernomirdin" expressada, segundo ele, numa "declaraçao" publicada depois da visita do emissário russo a Belgrado, na semana passada. Draskovic lembrou que o acordo foi anunciado por Chernomirdin em Moscou, na semana passada. "A posiçao comum de Milosevic e Chernomirdin (...) é que estamos dispostos a aceitar uma missao da ONU, de forças da ONU em Kosovo, sob a autoridade da ONU e com mandado do Conselho de Segurança da ONU. Isso quer dizer que estamos muito próximos de um compromisso", disse Draskovic.

Nenhuma declaraçao aludindo a um acordo de Belgrado sobre a mobilizaçao de uma força internacional no Kosovo foi publicada em Belgrado após a visita de Chernomirdin.

Chernomirdin disse, segundo as agências russas, que a Iugoslávia havia aceitado uma presença militar internacional no Kosovo, destacando que esta força "seria ainda definida de acordo com a parte iugoslava".

O chanceler iugoslavo, Zivadin Jovanovic, desmentiu estas afirmaçoes ao assegurar esta sexta-feira à agência Itar-Tass que o assunto de uma presença militar internacional no Kosovo nao havia tratado nas conversaçoes de Chernomirdin com o presidente iugoslavo. "Falamos da possibilidade de deslocar ao Kosovo uma missao civil, mas em nenhuma hipótese uma missao militar", disse na ocasiao o chanceler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;