Cultura & Lazer Titulo
Cosplayers invadem região
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem gosta de filmes, séries e desenhos tem diversão garantida amanhã, em São Caetano. Os fãs do gênero podem curtir e participar, gratuitamente, do concurso de fantasias AnimABC Cosplay Challenge.

O torneio dá seguimento ao 9º AnimABC, realizado em outubro, em Santo André. No segundo dia de atividade, o palco, onde eram feitas as apresentações, foi desativado em decorrência de chuva forte.

Todos que vestirem as fantasias amanhã concorrem com aqueles que subiram ao palco no ano passado. Serão 30 vagas preenchidas por ordem de chegada.

Ao oferecer interessantes prêmios em dinheiro, a organização espera atrair bons competidores. Os valores chegam a um total de R$ 6.600, além de troféus que serão entregues no fim do evento. São seis gratificações, entre as categorias individual e trio.

Além do figurino, os chamados cosplayers devem se preocupar com a apresentação do personagem, que pode ser livre ou tradicional. Esta privilegia a interpretação fiel de uma cena já vista.

Segundo o organizador Thiago de Angele, os juízes pontuam as fantasias mais trabalhadas e fiéis aos personagens. "Lembrando que a roupa equivale apenas a 50% da nota final", ressalta.

PERFIL - "Os personagens, na maioria, são inéditos no Brasil, desconhecidos pelo grande público. Os cosplayers passam a conhecê-los via internet", afirma Angele.

Quem se interessa por este universo e participa do evento AnimABC, geralmente, são jovens entre 14 e 18 anos, que moram na região e em São Paulo.

Com predileção por personagens masculinos, a empresária Aline Biazotto, 18 anos, já fez quase 30 cosplayers e chegou a gastar R$ 800 na confecção de uma fantasia. Entre as aquisições, uma lente de contato colorida. "Geralmente,

faço os equipamentos, como armas, e peço a uma costureira para produzir o figurino", conta.

Ela, que também faz a locução em uma rádio na internet,especializada em músicas japonesas, participa do evento há cinco anos, mas subiu ao palco pela primeira vez em outubro, acompanhada de duas amigas.

Uma delas é a estudante Thays de Oliveria, 16, que se vestiu como Asuka, personagem do desenho Neon Genesis Evangelion, que define como ‘hiperativa'. "Ela controla um dos robôs para combater os Angels, vilões na animação", diz.

Para Thays, ser cosplayer traz muita diversão. "É um hobbie. Posso sair um pouco da rotina e esquecer o mundo lá fora. Também é um meio de sair com os amigos", declara.

Em 2010, o AnimABC, que concentra atividades variadas, chega à 10ª edição. Ainda sem data fechada. Angele prevê realização para o fim de abril. "São cinco anos de evento semestral. Faremos uma edição caprichada com atrações especiais", garante.

AnimABC Cosplay Challenge Concurso de fantasias. Amanhã, às 11h30. Na Estação Jovem - Rua Serafim Constantino, s/nº, São Caetano. Tel.: 4226-5518. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;