Economia Titulo
Material escolar é mais caro em Santo André
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
12/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Comprar materiais escolares no Grande ABC é tarefa complicada. Levantamento feito pelo Diário em 14 papelarias das sete cidades mostra que a mesma cesta de materiais (composta por 19 itens) pode variar até 488%.

Em Santo André, cidade com os preços mais elevados, o valor máximo pelo conjunto de materiais é de R$ 193,25. Em Mauá, a mesma composição sai por R$ 39,60.

"O que é importante frisar é que as marcas são diferentes, portanto a qualidade dos itens pode variar. Os donos de papelaria não são vilões. Nossa margem de lucro às vezes não paga nem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)", conta o comerciante Fernando Vardi.

Mesmo com a alegação dos comerciantes sobre a qualidade e marca dos produtos, o Procon orienta os pais na hora de comprar o material escolar. "A qualidade é fundamental, mas é preciso saber poupar. Há itens que englobam as duas qualidades necessárias: preço bom e durabilidade", explica o coordenador do Procon Carlos Guedes.

Para o economista Silvio Barttolini, a diferença dos preços se dá pela falta de paciência dos consumidores. "É raro quem vá a mais de dois lugares pesquisar valores do material escolar. Procurar em outra cidade é mais complicado ainda. Por isso, alguns comerciantes aproveitam-se disso para lucrar mais", explica.

Além disso, para Barttolini, a presença das crianças na hora das compras atrapalha quem pretende economizar. "Com todos os personagens que eles gostam em evidência nas lojas, fica praticamente impossível fazer a criança desistir da aquisição mais cara", comenta.

O coordenador do Procon concorda que as crianças devem ficar em casa na hora da compra. "É muito mais válido que os pais levem um item especial e presenteiem a criança, do que levá-la junto e ter que ficar podando gastos", comenta.

ANTECIPADA - Apesar de faltar quase um mês para a retomada das aulas, muitos consumidores já realizam as compras. "Vim para fazer uma pesquisa de preços, mas como não sei se terei tempo, optei por já levar tudo de uma só vez", conta a advogada Marilúcia Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;