Internacional Titulo
EUA: ativistas pedem fim da ocupação do Iraque
Da AFP
10/04/2004 | 14:06
Compartilhar notícia


Grupos civis americanos farão 50 manifestações contra a guerra em todo o país neste fim de semana de Páscoa. A primeira passeata ocorre neste sábado em Washington. Os manifestantes prometem "mostrar ao resto do mundo" que os americanos "não concordam" com George W. Bush.

"É importante mostrar ao resto do mundo que estamos preocupados, que não concordamos com nosso presidente" e que "devemos responsabilizá-lo" pelo que acontece no Iraque, explicou a diretora de arte Christina Risvold, uma das organizadoras.

"O Iraque está começando a parecer outro Vietnã", disse a executiva Fran Johns, no discurso do primeiro ato do fim de semana, realizado na sexta-feira em Chicago.

"Não sacrificaremos nem mais uma vida nesta guerra irresponsável que transformou nossas tropas em invasores e ocupantes e dividiu nosso país", acrescentou.

"No ano passado, George W. Bush pôs um uniforme, parou sobre um bombardeiro e disse 'Missão cumprida'. Gostaria de perguntar-lhe qual foi essa missão cumprida", interrogou, lembrando os cerca de 650 soldados americanos e os milhares de iraquianos mortos desde que a Casa Branca declarou "o fim dos combates" em 1º de maio de 2003.

Vários grupos, como o A.N.S.W.E.R. (Atuar Agora para Deter a Guerra e Terminar com o Racismo), estão convocando a população para os protestos, na esperança de que os sangrentos confrontos dos últimos dias no Iraque façam com que mais americanos saiam às ruas para pedir o fim da ocupação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;