Economia Titulo
Governo planeja mais crédito para caminhoneiros
Por
01/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo federal quer criar mais facilidades no acesso ao crédito para a compra de caminhões. Segundo ele, é preciso que haja mudança na lei para que os consumidores possam oferecer seu próprio caminhão como garantia ao tomar um empréstimo.

"Hoje, por conta da lei, o caminhão não pode ser dado como garantia porque é um ganha-pão do cidadão que tem o veículo. E ele não pode dar seu ganha-pão como garantia. A lei parece que beneficia o caminhoneiro, mas, no fundo, na medida em que a lei não permite que ele dê o caminhão como garantia, ele simplesmente não consegue o crédito para poder financiar o caminhão. Então, ele fica com todas as garantias da lei, mas sem o caminhão novo", disse Lula.

Segundo o presidente, o crédito precisa ser facilitado para que a frota de caminhões do País seja renovada, a fim de que o consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes possam ser reduzidos no País.

Apesar disso, Lula afirmou que o governo tem tomado medidas para incentivar a renovação das frotas de caminhões, carros e ônibus no País. O presdiente discursou para empresários e especialistas em transportes na manhã de ontem, na abertura do 10º Michelin Challenge Bibendum, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Lula também disse que o Brasil tem melhorado as condições de crédito no País, não apenas para a compra de automóveis, mas para todos os setores da economia. Segundo ele, o volume de recursos a serem emprestados no Brasil, em 2003, era de apenas R$ 380 bilhões. Hoje, esse número chega a R$ 1,5 trilhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;