Memória Titulo Memória
Fotógrafos na Marechal Deodoro
Ademir Medici
02/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


No capítulo de hoje da Semana Antenor Coradi, Isa Yara Coradi Carraro cita vários nomes que participaram diretamente da história do Foto Studio Samaro. Destacamos dois: Bruno Carraro, com quem Isa se casou, e Ettore Leonel.

Leonel documentou fotograficamente São Bernardo, suas festas, suas referências históricas, várias das quais publicadas aqui em Memória. Em 1994, espontaneamente, Leonel redesenhou os dois pavilhões da Vera Cruz, para a exposição dos 50 anos da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) – esta apenas uma das ações em prol da sua cidade.

Isa fala também de um acontecimento histórico, os lotes coloniais abertos quando da fundação do Núcleo São Bernardo, destinado aos imigrantes, uma obra do final do século 19.

Rua do Cruzeiro

Texto: Isa Coradi

Os pioneiros Corradi (com dois erres) de São Bernardo adquiriram, ainda no século 19, lotes coloniais da Linha Jurubatuba, hoje ocupados por partes da central Vila Duzzi. Antenor Coradi herdou um terreno na antiga fazenda dos Corradi. Ficava na Rua do Cruzeiro. Ali foi construída a sonhada casa de sua família.

Enquanto isso, no Foto Studio Samaro, Antenor e Sofia chegavam cedo para o trabalho e permaneciam no batente até às 20h. Crescia o movimento. A procura por fotografias aumentava. Nas férias, Carlos e eu ajudávamos no atendimento.

Em 1953, nas comemorações do 4º Centenário de São Bernardo, Antenor ampliou a cobertura externa, com reportagens nos locais dos acontecimentos.

Como primeira experiência, mandou seu filho Carlos, seu amigo Bruno Carraro e “Quinzinho” tirarem fotos do desfile cívico na Marechal Deodoro.

Nos fundos da casa da Rua do Cruzeiro, Antenor construiu um laboratório especialmente para a confecção das fotos de amadores. Para trabalhar ali foi contratado o ótimo Ettore Leonel. Após as fotos ficarem prontas, Leonel levava todas para o estúdio, local de retirada pelos fotógrafos amadores.

Ettore trabalhou durante muitos anos nesse laboratório. Só saiu quando iniciou atividades na prefeitura, onde fez carreira.

Roberto Oliveira substituiu Leonel na revelação das fotos dos amadores. E acumulou trabalhos externos: o registro de casamentos na igreja e outros eventos.

Novos ajudantes foram contratados. Lourdes de Lima iniciou como retocadora de fotos e, aos poucos, assumiu o trabalho de fotógrafa.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 1º de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5712

Saúde do Trabalhador (Rosa Baptistella) – Embora o Grande ABC registre número expressivo de operários com membros amputados, em decorrência de acidentes do trabalho, não existem instituições especializadas em reimplante de dedos, mão, braço, perna, etc., a chamada microcirurgia, na região.

Era entrevistado o dr. Paulo Mateo Santana, cirurgião, diretor do Instituto de Pesquisa Médico-Científica de São Bernardo.

Retrospectiva 84 – Luta para preservar Paranapiacaba; um pacto e Tancredo já é o virtual presidente; mulher acelera passos; metalúrgicos perdem 19 mil vagas; empresários confiam em 1985, mas são cautelosos.

São Caetano – Buracão da Cerâmica finalmente vazio após 12 anos.

Diadema – Famílias terão hortas em reserva florestal.

Em 2 de janeiro de...

1775 – Martim Lopes de Saldanha nomeado governador e capitão-general de São Paulo.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Combates de artilharia em toda a linha”.

1945 – Dino Guazzelli nasce em São Bernardo, filho de Settimo Guazzelli e Ada Guazzelli. Um dos mais antigos colaboradores desta página Memória. Faleceu no auge da criatividade, em 2013.

1950 – Governador Adhemar de Barros promulga a lei 613, que cria ginásios estaduais nas cidades que tiveram, em 1948, mais de 120 conclusões do curso primário, entre elas São Bernardo. Nascia o futuro Ginásio João Ramalho.

1960 – Vicente Scarpelli, morador de Santo André, completa 100 anos.

1975 – Treze operários morrem em acidente no trecho VI da estrada de serviço das obras de construção da Rodovia dos Imigrantes.

Professor Argemiro Barros de Araújo, na qualidade de vice-prefeito, assume a Prefeitura de São Caetano durante licença do titular, prefeito Walter Braido, que viajará à Europa.

Santos do dia

  • Basílio Magno (329-379). Bispo e doutor da Igreja. Nasceu em Cesaréia da Turquia, antiga Capadócia. Pertencia a uma família de santos. Seu avô morreu mártir na perseguição romana. Sua avó era Santa Macrina e sua mãe, Santa Amélia. A irmã, cujo nome homenageia a avó, era religiosa e se tornou santa. Também, seus irmãos: São Pedro, bispo de Sebaste, e São Gregório de Nissa, e seu melhor amigo São Gregório Nazianzeno, são honrados pela Igreja.

  • Argeu

  • Gregório Nazianzeno, bispo e doutor da Igreja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;