Setecidades Titulo
Centenária, mão inglesa vai se aposentar
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
12/04/2004 | 19:52
Compartilhar notícia


Mais de 100 anos depois, os trens entre Rio Grande da Serra e a Estação da Luz, no Centro de São Paulo, abandonarão a mão inglesa: o condutor, que atualmente fica do lado direito do veículo, passará para o lado esquerdo. Para adotar a mão americana, o sentido das pistas das linhas e, conseqüentemente, o lado de embarque e desembarque nas plataformas, tal como parecia natural para os construtores ingleses da São Paulo Railway, vai mudar. A troca está prevista para o dia 10 de junho e vai mexer com os hábitos de quem está habituado a andar de trem.

Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, a mudança das mãos tem como objetivo compatibilizar a operação das linhas D, que corta a região, e B, que vai da estação Julio Prestes até Itapevi. A compatibilização dos traçados é apenas a fase inicial de um audacioso projeto: a integração total das duas linhas. Ainda sem data definida para ser concluído, o projeto possibilitará aos usuários fazer a baldeação entre as linhas na estação da Luz, com a extensão do traçado da B até aquela.

Os usuários da linha D do trem serão informados da mudança das mãos, e conseqüentemente, das plataformas utilizadas para o embarque e desembarque por meio de campanha publicitária feita pela CPTM. A assessoria de imprensa da empresa informou ainda que a alteração deverá ser anunciada constantemente nos alto-falantes das estações.

Metrô – Outra proposta da CPTM para este ano é Projeto Integração Centro. Uma das vantagens do projeto é que os usuários que desembarcarem na estação da Luz poderão utilizar a linha azul (Tucuruvi) do metrô gratuitamente. As obras estão sendo executadas com recursos do Bird (Bando Mundial) e do governo do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;