Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
É grande o teu valor, São Caetano!
Por Do Diário do Grande ABC
31/07/2019 | 12:12
Compartilhar notícia


 “És cidade, trabalho, és progresso, és infante do nosso Brasil”. A primeira estrofe do hino de São Caetano define fielmente como alcançamos os 142 anos sendo a melhor cidade do Brasil para viver. Marca atingida com o esforço de cada munícipe que entendeu a importância desse município e com as exitosas políticas públicas que se tornaram referência no País. 

Falar de São Caetano enche-me de orgulho e emoção, pois aqui nasci e cresci. Há 26 anos, tenho a honra e a satisfação de morar e de participar do crescimento dessa cidade. A rota do desenvolvimento do município sempre fez parte da minha vida. Cresci vendo o orgulho dos meus pais por cada conquista e vitória e a dor quando algum objetivo não era alcançado. E foi com eles e com o carinho da população que aprendi o verdadeiro significado da palavra “servir”. 

Há quatro meses, finalmente viramos uma página na história que insistia em permanecer apagada. Por quase duas décadas, São Caetano ficou sem um representante na Assembleia Legislativa de São Paulo. Eu sabia da responsabilidade que o desafio traria e das dificuldades que enfrentaria, mas tinha certeza que era a hora de começar a retribuir tudo aquilo que essa cidade fez por mim.

Representar São Caetano no maior Parlamento da América Latina é uma missão extremamente honrosa. A excelência de nossos serviços públicos, que geram mais qualidade de vida ao nosso povo, é um exemplo daquilo que quero levar para o Estado e traz uma enorme responsabilidade. Essa também foi uma das premissas para a minha candidatura. Como gestores públicos, temos a obrigação diária de lutar para que a população possa desfrutar de uma rede pública de qualidade.

Apesar das primorosas ações em diversas áreas que fazem São Caetano ser a melhor cidade do País para morar, ainda enfrentamos alguns obstáculos, como em qualquer outro município brasileiro. Após dois anos de intensos trabalhos de recuperação fiscal e social, o município voltou a figurar com importância no cenário estadual e nacional, com inúmeras conquistas na saúde, educação e segurança. O olhar atento com essas áreas é uma marca da gestão do prefeito Auricchio.

Como deputado estadual de São Caetano, meu compromisso é o de batalhar diariamente para que a cidade seja uma das prioridades do governo do Estado. Para avançarmos ainda mais, é vital que ocorra essa simbiose. Não há dúvida que essa parceria efetiva fará com que a cidade ofereça ainda mais à população. E a nossa missão trilhará sempre a estrada do progresso e do desenvolvimento da nossa cidade. Para frente, São Caetano, é grande o teu valor!

Thiago Auricchio é deputado estadual.

Asfalto

Vamos ver se agora que o piscinão do Paço de São Bernardo está para ser concluído o senhor prefeito Orlando Morando finalmente determine que a Avenida Faria Lima e a Rua Jurubatuba sejam recapeadas em praticamente toda a extensão. As duas vias estão em péssimas condições de tráfego, quer por locais onde existem buracos, quer por remendos malfeitos que mais parecem morros. Nas pistas por onde passam os ônibus, nas duas vias, então, a situação é calamitosa. Quem já morou em locais cujo único acesso era por estrada de terra é capaz de imaginar o pula-pula para quem consegue o milagre de achar um lugar para sentar nos coletivos.

Apolinário dos Anjos Costa

Santo André

Ford

Triste ver a situação da Ford em São Bernardo. A empresa trouxe prosperidade para o bairro do Taboão e agora deixa a cidade sem muitas explicações, trazendo agonia a quem ali se instalou por causa dela. Este Diário mostrou bem (Economia, ontem) que não são apenas os funcionários que sofrem. Há estabelecimentos, comerciantes, colaboradores que são impactados diretamente com o fechamento da montadora. Que o próximo comprador, se ele existir, possa manter ativo o poder econômico do bairro.

Josefa Lúcia Alves de Oliveira

São Bernardo

Bolsonaro

Na tentativa de se desgarrar do PT, a maioria dos prefeitos da nossa região embarcou de cabeça na candidatura do então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Eles votaram e pediram votos, defenderam a eleição de Bolsonaro com discurso de evitar “um mal maior”, que era o PT. Pois bem. Muito me estranha o silêncio desses mesmos prefeitos do Grande ABC diante de arsenal de atrocidades que o presidente da República tem falado nos últimos dias. Os absurdos foram tamanhos que até mesmo o governador João Doria (PSDB), que mais do que colou sua imagem à de Bolsonaro para se eleger no ano passado, veio a público condenar as declarações sobre o pai do presidente da OAB nacional. Aguardo, ansiosamente, por um posicionamento dos nossos alcaides.

Cassiano de Paula Marinho

Diadema

UPA Central

Quero expor minha gratidão e oferecer todos os elogios às equipes de saúde que trabalham nas salas vermelha e amarela (em especial) da UPA Central da Praça IV Centenário, em Santo André. Todas as equipes, de todos os turnos, são excelentes e merecem reconhecimento. Cuidadosos, trabalham por amor, de boa vontade, com extremo profissionalismo. Testemunho isso diariamente quando visito meu pai, que está internado em fase terminal de câncer com medidas paliativas. Constantemente eles verificam o bem-estar de todos os pacientes internados. Não falta nada. Eu só tenho a agradecer em nome da minha família e de todos que passam por ali.

Marcia de Freitas Araujo

Santo André

Contrastes

Em que País estamos vivendo? No presídio de Altamira, no Pará, há 163 vagas e 343 presos. Em compensação, para atender esse exército de criminosos, há 33 funcionários. Já no STF são 154 funcionários para cada um dos 11 ministros. Não existe termo de comparação, pois os salários no STF superam em muito qualquer outro. O CNJ divulgou, depois de ter gasto R$ 7 milhões na sua sede atual, há pouco mais de três anos, que vai para um novo prédio, que fica próximo ao STF, ao custo de R$ 23,3 milhões ao ano. O CNJ foi criado há quase 15 anos com o intuito de aperfeiçoar o trabalho do sistema Judiciário. Com tão pouca idade aprendeu que luxo e mordomia fazem parte de seu escopo, já a missão de aperfeiçoar o trabalho, ora essa, isso é para depois. Em relação ao sistema carcerário e a lotação dos presídios, é para muito depois. 

Izabel Avallone

Capital

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.