Cíntia Bortotto Titulo
Dinâmica de grupo no processo seletivo

Principal foco é a observação de competências que a vaga demanda

Por Cíntia Bortotto
18/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Cada vez mais, notamos o peso das dinâmicas de grupo nos processos seletivos das grandes empresas. Você sabe como se sair bem em uma? E sabe por que as empresas optam por este tipo de avaliação?

Bem, vamos entender melhor por que estas dinâmicas são tão importantes. O primeiro ponto a se destacar é a questão do tempo. É impossível na dinâmica das organizações, hoje, avaliar 20 candidatos para uma vaga em um processo de entrevistas individuais. Portanto, a dinâmica ajuda o analista de seleção a avaliar um maior número de pessoas em menos tempo.

Outro ponto a ser considerado é que, quando uma dinâmica é bem elaborada, ela tem a capacidade de estimular as competências que precisam ser avaliadas. Assim, é possível observar os candidatos se comportando diante de você e dos colegas, o que fornece indícios adicionais sobre a manifestação das competências.

De maneira geral. o processo da dinâmica é o mesmo ao longo dos tempos. O que muda é a dinâmica. Temos as clássicas, que podem ser encontradas em livros de RH ou na internet em sites de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, mas o que normalmente se faz é adaptar a dinâmica a algo que se busca. Assim, agrega-se um case, constrói-se uma situação para observar exatamente os comportamentos requeridos para aquela vaga. Dá mais trabalho para quem executa a tarefa, mas o resultado é diferenciado para a empresa.

A avaliação do selecionador

Muitos pontos são avaliados durante uma dinâmica de grupo: a maneira como o candidato se porta e se veste, como ele fala e demonstra educação, etc. Mas o principal foco nas dinâmicas é a observação de competências que a vaga para a qual se está selecionando demanda.

Algumas competências que costumam ser avaliadas:

Comunicação - o candidato consegue falar bem e se articular, fazer-se ouvir? O candidato tem conteúdo, ou seja, ele sabe o que está acontecendo no mundo, tem informações, denota hábito de leitura?

Saber Ouvir - o candidato tem a capacidade de ouvir os outros e aproveitar o que eles falam? Ele utiliza informações de outras pessoas para melhorar sua tese ou deixá-la fortalecida?

Capacidade de trabalhar em equipe - o candidato consegue trabalhar em equipe promovendo um bom ambiente e alternando posições ocupadas no grupo (líder, membro do grupo)? Ele se posiciona e ouve em prol dos resultados?

Foco - o candidato consegue manter o foco na atividade, lembra do cliente (interno e/ou externo) durante a atividade?

Para o analista de seleção, é importante não se esquecer de levar uma relação de nomes para detectar bem quem é quem e não se confundir. Também é bom ser analítico durante o processo. Nesse tipo de trabalho recomendo sempre mais de um selecionador em sala. Seja claro com as instruções e saiba quais comportamentos estão sendo avaliados. Combinem quais são exemplos de demonstração daquela competência, para se ter a mesma régua na hora da análise.

Aos candidatos, dicas para não errar

A seguir, os sete passos para seu sucesso numa dinâmica de grupo:

1. Não chegue atrasado. Tenha tempo de chegar com calma, ficar um período pensando no que quer demonstrar e como quer se portar durante o processo de dinâmica.

2. Vista-se de forma adequada. Você está sendo observado no todo, não se esqueça das dicas de como se vestir.

3. Seja educado. Demonstre que você conhece e usa bem as regras de convivência. Isso conta pontos a seu favor.

4. Seja você mesmo. Não tente fingir o que você não é. O selecionador pode perceber e não será positivo para você no processo. A vaga buscará um perfil e, se você fingir, pode se arrepender depois, quando eventualmente estivar dentro da empresa. Seja verdadeiro e busque o lugar certo para você no mercado.

5. Posicione-se. Fale, mostre-se, o analista de seleção e o requisitante não conseguirão observar seu comportamento se você não se comportar. Portanto, mostre a que veio, se decidiu participar da dinâmica, de fato o faça.

6. Ouça. Não queira só você dominar a dinâmica sem ouvir os outros. Ouça, agregue valor ao que está sendo dito e colocado, fortaleça seu ponto de vista a partir do que o outro tem colocado.

7. Demonstre cultura e conhecimento sobre o que está falando. Neste ponto, a leitura ajuda muito, seja a leitura de jornais e revistas para falar do cotidiano, do que está acontecendo no mundo, seja a leitura mais técnica que demonstra um conhecimento.

Se você vai participar de dinâmicas de grupo, fique atento ao seu comportamento e aproveite as dicas. Tenho certeza de que elas te ajudarão na conquista de seus objetivos. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;