Cultura & Lazer Titulo
Inquieto e irônico
Mariana Trigo
Da TV Press
10/04/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Luiz Fernando Guimarães é inquieto por natureza. Enquanto enumera as transformações na nova temporada de Minha Nada Mole Vida, que estréia na Globo na próxima sexta-feira, anuncia as futuras filmagens do longa Os Normais 2 para o segundo semestre. Ao mesmo tempo, assume que este ano chegou a pensar em voltar a atuar em novelas. “Era só para sair do prumo, mas já passou. Não aguentaria gravar de segunda a segunda”, ressalta. Apesar da profusão de assuntos simultâneos, o ator, que vive o divertido repórter Jorge Horácio, não altera o tom pausado da voz. Esparramado num sofá, Luiz se empolga ao explicar as novas agruras enfrentadas pelo personagem. Visivelmente inspirado em Amaury Jr., que sempre sorri e se mostra íntimo dos entrevistados, Jorge promete mudar nesta terceira temporada. “A princípio, ele será mais sensacionalista para aumentar o ibope, mas ele não gosta disso, não tem essa onda”, adianta.

Em vez de entrevistar com um sorriso rasgado no rosto, o personagem é obrigado a arrancar lágrimas dos entrevistados. Para isso, remexe em tragédias familiares das pessoas. As reformulações ocorrem com a entrada de um novo personagem. Pedro Paulo Rangel foi convidado para fazer parte do elenco fixo do seriado como diretor da produção de Jorge Horácio. Ele é um fracassado cineasta que muda até o enquadramento do programa. “Ele quer fazer cinema moderno, distorce tudo, faz a maior cagada. Mas isso faz o ibope subir e o Jorge se torna finalmente uma celebridade”, afirma Luiz. “Se ele não fizer isso, o programa sai do ar, pois as outras emissoras estão levando todos os entrevistados às lágrimas”, diverte-se.

As mudanças do personagem não param por aí. Além de alterar seu perfil, Jorge Horácio conta ainda mais com seu pequeno aliado, o filho Hélio, de David Lucas. O menino começa a defender as armações do pai contra a mãe Silvana – de Maria Clara Gueiros. “Agora o Hélio quase mora com ele. Isso é divertido, principalmente quando contraceno com o David e vejo nossa diferença de tamanho. Fora que o menino é muito mais adulto que ele”, ironiza o ator de inacreditáveis 58 anos.

Na verdade, tudo que é esboçado por Luiz sempre parece ocultar um tom de ironia, mesmo quando ele se esforça para demonstrar seriedade ao tentar identificar “Jorges Horácios” na TV brasileira. “Fui muito entrevistado por gente assim. Até o Vídeo Show às vezes tem essa abordagem festeira para arrancar amenidades. Hoje, não me esforço para parecer feliz da vida”, diz.

Depois de ficar mais atento na relação da imprensa com os entrevistados, Luiz assegura que seu relacionamento com os jornalistas tem sido diferente de quando estreou o seriado, no início do ano passado. “Aprendi a dar mais atenção e florear as respostas para dar material para a imprensa. Na pele do Jorge, sei o quanto é difícil arrancar declarações das pessoas. Só não gosto de sorrir para fotos”, avisa, antes de conter a gargalhada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;