Internacional Titulo
Líder da oposição diz que Bin Laden está em Tora Bora
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/12/2001 | 16:55
Compartilhar notícia


O comandante Haji Mohammad Zaman, um chefe militar afegão, disse neste domingo ser "100% certo" que o milionário saudita Osama Bin Laden está em Tora Bora, Leste do país. A região, que tem sido fortemente atacada pelos norte-americanos, foi bombardeada mais uma vez neste domingo. Segundo o mesmo comandante, mais um caso de ‘fogo amigo’ dos EUA fez mais três vítimas afegãs neste final de semana.

Cinco bombardeios de aviões B-52 ocorreram entre a primeira hora da manhã e as 14h locais (7h30 de Brasília). Zaman, falando à Agência France Presse, anunciou a morte de três combatentes das forças afegãs aliadas aos EUA na noite de sábado, em um ataque a Tora Bora.

Na quarta-feira passada, um B-52 que atacou Tora Bora a pedido de soldados aliados acabou matando cinco afegãos e três norte-americanos, além de ferir 38 combatentes.

Negociações - O futuro chefe do governo provisório afegão, Hamid Karzai, viajou até Kandahar (Sul), para mediar a disputa entre comandantes locais pelo poder.

O ex-governador da província de Kandahar Haji Gul Agha e o mulá Naqibullah, ex-chefe mujahedine que assumiu o controle da cidade após a capitulação do Talibã, estão em sérias divergências sobre o poder no berço na milícia islâmica deposta pela Aliança do Norte e os EUA.

A missão de Karzai em Kandahar tem como objetivo reunir as partes em conflito e organizar uma shura (conselho local) que legitime a divisão de poder na nova administração provincial, explicaram assessores do governante provisório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;