Cíntia Bortotto Titulo
Vale a pena participar de programas empresariais
Do Diário do Grande ABC
16/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Atenção você que é jovem e está buscando uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Nesta época do ano, muitas empresas, inclusive as maiores, entre elas multinacionais, abrem seus programas de seleção para programas de estágio e trainees. São excelentes chances para quem busca desafios e a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprende no mundo acadêmico.

Encontrar e desenvolver pessoas é um objetivo importante para as empresas. Talentos trazem resultados para a companhia. E para quem ingressa, trata-se de uma forma de desenvolvimento pessoal riquíssima, oportunidade de conviver com outras culturas, outros idiomas e de efetivamente fazer a diferença.

Os participantes dos programas que desempenham bem seu papel e demonstram competências que adicionam valor à organização podem ser convidados à efetivação, em geral a cargos iniciais na estrutura de cargos e salários da empresa, como analistas, por exemplo. Eles então têm a oportunidade de demonstrar sua capacidade de trabalho já em um regime CLT. 

O processo de seleção conta com várias fases e, como há uma intercalação no fim de muitos dos programas mais renomados do mercado, uma tendência tem sido as vagas serem abertas o quanto antes. 

Elenquei a seguir algumas dicas para você se dar bem no processo. Vamos lá!

– Seja você mesmo. O seu espírito tem de ‘bater’ com o da empresa contratante para que ambos possam ser felizes. Tentar fingir o que você não é não é um bom caminho e pode trazer frustrações;

– Chegue antes do horário nas fases presenciais. Chegar atrasado ou em cima do horário já depõe contra você e não lhe permite se organizar ou sintonizar o clima daquela empresa. Chegar antes permite reflexão, reparar no ambiente, assumir pensamentos positivos;

– Faça a lição de casa: investigue a empresa. Leia o site, veja quais são as competências e os valores utilizados, procure se lembrar de situações em que tenha demonstrado essas competências. Isso irá ajuda-lo quando for perguntado sobre esses valores e comportamentos durante a entrevista. É trabalhoso, mas vale a pena;

– Na dinâmica de grupo, respeite o outro. Mesmo empresas que buscam perfil mais agressivo não gostam de quem quer chamar toda a atenção para si às custas de não ouvir os outros ou não interagir bem; 

– Seja objetivo na entrevista individual. Demonstre que entendeu a pergunta e a responda, não seja evasivo ou verborrágico, seja pragmático. Conte com detalhes e observe o interlocutor para saber o que ele quer. Falar demais ou de menos pode ser prejudicial, você tem de encontrar o equilíbrio e a linguagem corporal do entrevistador dá sinais de o quanto ele está gostando do seu ritmo de fala ou está lhe achando enfadonho. Conte exemplos que você viveu e que podem ter a ver com a empresa ou com o que ela valoriza.

Prepare-se! Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;