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Vendas de veículos novos crescem 1,45% em maio
Por Leone Farias
Diário do Grande ABC
18/06/2011 | 07:30
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Com a ajuda de promoções feitas pelas montadoras, as vendas de veículos zero-quilômetro na primeira quinzena de junho tiveram crescimento de 1,45% na comparação com igual período de maio, conforme dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Para o presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos no Estado de São Paulo, Octavio Vallejo, o volume comercializado (151 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no início deste mês) atesta que o segmento desacelerou o ritmo, após as medidas do governo federal para conter o consumo, entre as quais altas dos juros básicos, aumento do Imposto sobre Operações Financeiras e elevação do compulsório dos bancos para financiamento de longo prazo.

O desempenho ainda é bem maior (16,4%) frente aos números da primeira metade de junho de 2010, quando não se faziam mais sentir os efeitos do incentivo tributário – a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para os carros que vigorou até 30 de março do ano passado. /CW

O dirigente afirma que as campanhas promocionais das fábricas têm conseguido manter em alta os resultados, embora também demonstrem que, sem esse recurso, haveria dificuldade de atrair os consumidores.

O gerente Cristian Bittner, de concessionária General Motors em Santo André, afirma que, no caso da loja, os feirões da GM têm ajudado. A montadora fez um no fim de semana passado e repete a dose hoje e amanhã. "É mais um ponto de venda", explica. Ele contabiliza, na primeira metade deste mês, resultado 5% maior que no início de maio e projeta alta de até 7% no fechamento do mês.

COMERCIAIS LEVES

Pelo levantamento da Fenabrave, entre as categorias de veículos, as vendas de comerciais leves (picapes e utilitários esportivos) tiveram queda de 0,21% frente à primeira metade do mês anterior; enquanto os automóveis registraram alta de 1,83%/CW.

O volume vendido de caminhões cresceu 2,30% e a comercialização de ônibus se mostrou mais aquecida, com expansão de 5,7%.

Entre as marcas, a Fiat segue na liderança neste mês, até agora, com 25% de participação em automóveis e 20,89% em comerciais leves. A Volkswagen está em segundo nos dois segmentos: tem 21% no primeiro e 15% no segundo.




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