Cultura & Lazer Titulo
James Cameron mostra mais do Titanic em Cannes
Cannes
AFP
18/05/2003 | 16:48
Compartilhar notícia


Com Ghost of the Abyss, o diretor canadense James Cameron continua sua exploração do mito do Titanic por meio de um documentário em três dimensões. A fita foi apresentada na noite de sábado passado no 56º Festival de Cinema de Cannes, na França, e poderá servir de bonificação para o DVD do lucrativo e premiado (levou 11 Oscar) filme de 1997 estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

O documentário, que estreou há um mês nos Estados Unidos, foi apresentado em sessão especial no Festival, na presença do próprio Cameron e do narrador, o ator norte-americano Bill Paxton. Os espectadores receberam lentes especiais para apreciar os efeitos maravilhosos de profundidade proporcionados pela tecnologia Imax 3D.

É a primeira vez que a câmara penetra no interior do navio afundado, que se encontra no Atlântico a uma profundidade de 4 mil metros desde 14 de abril de 1912, quando morreram 1,5 mil pessoas.

É também a principal diferença entre esta produção Disney e os filmes já produzidos sobre o tema, em particular pela National Geographic Society e Robert Ballard, dono do Titanic.

Dois pequenos robôs-câmaras totalmente autônomos permitiram visitar pela primeira vez todas as salas do navio. Sobre essas imagens, o documentário de Cameron superpõe imagens de Titanic, além de reflexões sobre temas como vida, morte e heroísmo.

Entre outras estrelas que desfilaram em Cannes neste fim de semana estão Jean-Claude Van Damme, Gerard Depardieu, David Carradine, Luliette Lewis, Isabelle Huppert, Charlotte Rampling, Jackie Chan e a bela Virginie Ledoyen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;