Política Titulo
Rubinelli defende redução da maioridade penal
Por Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
05/04/2005 | 13:58
Compartilhar notícia


O deputado federal Wagner Rubinelli (PT-Mauá) defendeu a redução da maioridade penal para 16 anos e o aumento de pena para o adolescente infrator. “Dentro do meu próprio partido, eu sei que existe muita resistência a essa idéia, mas tenho dúvidas sobre essa maioridade aos 18 anos. Não é possível ter uma legislação tão branda.”

Rubinelli fez a afirmação segunda-feira ao participar da reunião do Conselho Editorial do Diário, no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo. O parlamentar prestou contas de sua atuação na Câmara Federal, falou sobre as conquistas da chamada bancada do Grande ABC, com destaque para a aprovação da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) e ampliação do Pólo Petroquímico de Capuava.

O parlamentar ressaltou que nesses dois anos de mandato federal tem assumido postura dura com relação à criminalidade. Ele participou da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria, lembrando que foram presas 150 pessoas, a maioria delas chefes de grupos que atuavam com pirataria e contrabando.

Ao término de sua apresentação, Rubinelli exibiu um vídeo de quatro minutos sobre os efeitos da pirataria na economia brasileira. Em determinado momento da produção, apareceu escrito na tela: “Dois milhões de empregos deixam de ser gerados e R$ 30 bilhões de impostos não são recolhidos”.

Respondendo a uma questão sobre carga tributária, Rubinelli criticou administrações municipais, inclusive petistas. Citou nominalmente a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT). “Mesmo aqueles políticos que criticam o excesso de tributos, quando assumem o poder fazem exatamente o oposto e aumentam a carga tributária. Vimos isso aqui no Grande ABC, em São Paulo, com a ex-prefeita Marta e atualmente com (José) Serra.”

De acordo com o deputado federal do PT de Mauá, um dos momentos mais felizes de seu mandato foi a aprovação do projeto que cria a Universidade Federal do Grande ABC. “Foi muito bonito e emocionante. Os deputados se abraçaram, comemoraram, porque sabíamos como era importante a criação dessa Universidade Federal para os jovens e para a região.”

Atualmente, o parlamentar possui 14 projetos tramitando na Câmara, entre eles um que impede que qualquer pessoa que esteja vestindo camisa de torcida organizada entre para assistir aos jogos de seu time, além de encarcerar quem cometer atos de vandalismo e só liberar duas horas após o término da partida. O petista deu detalhes dessa matéria: “Estádio de futebol é um lugar para ser freqüentado por crianças, por mulheres, por famílias. Estádio não é lugar de bandido. Quero aplicar tolerância zero nos campos de futebol”.

Rubinelli também explicou projeto que impede que as três esferas de governo anunciem em jornais que publiquem anúncios de acompanhantes. Segundo o parlamentar, esses anúncios favorecem o turismo sexual. “Existe uma hipocrisia de alguns veículos de comunicação. Na primeira página, eles atacam o turismo sexual, mas nas páginas de dentro permitem anúncios que vão servir para esse tipo de prática.”

Conselho – A reunião de parlamentares com conselheiros editoriais já contou com a participação dos deputados estaduais Miguel Reali (PT) e José Dilson (PDT), em outras edições.

Os próximos convidados são os deputados estaduais Vanderlei Siraque (PT), 14 de abril; Orlando Morando (PL), dia 18, e Donisete Braga (PT), dia 25. O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho, participa no dia 2 de maio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;