Setecidades Titulo Ação
São Caetano realiza 5ª edição do Fila Zero

Mutirão pretende zerar a espera por consultas com médicos especialistas na rede pública

Por Arthur Gandini
Especial para o Diário
20/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC:


O Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio, recebeu cerca de 3.000 pessoas na quinta edição do mutirão de Saúde que pretende zerar a espera por consultas com especialistas promovido pela Prefeitura. A iniciativa, que faz parte do Programa Fila Zero, permitiu com que pacientes pudessem se consultar com médicos de 20 áreas com ou sem agendamento de horário.

“É difícil cravar o zero, pois todo dia vem alguém com mais demanda”, afirmou o coordenador médico da secretaria de Saúde, Roberto Rodrigues, em relação ao fim das filas de espera na cidade. “Mas áreas como pneumologia, geriatria, fonoaudiologia e clínico geral ficarão com espera quase nula.”

Segundo Rodrigues, outras especialidades como neurologia e cardiologia possuem maior demanda devido a maior expectativa de vida na cidade. Por isso, a administração criou o Programa Terceiro Turno, no qual seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passam a funcionar até as 23h. A UBS Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz, foi a primeira a participar da ação e oferece clínico geral e pediatra após o período padrão de funcionamento – 7h às 17h – desde julho.

O prefeito Paulo Pinheiro chegou por volta das 10h no hospital e ficou rodeado de munícipes que agradeciam pelo mutirão. “Quebra um galho, diminui o tempo de espera nos ambulatórios”, afirmou o chefe do executivo.

A aposentada Ivone Betega, 65 anos, elogiou a iniciativa. “Fui muito bem atendida. Houve um pouco de demora, mas nenhum exagero. É um mutirão, então tem muito gente.”

Houve, entretanto, quem reclamasse da espera. A dona de casa Lidia Holanda, 53, não havia sido atendida após três horas de espera. O mutirão teve início às 8h e ela queria passar pelo cardiologista. “Poderiam ter chamado em vários horários”, reclamou ela que não marcou consulta.

A quinta edição do evento contou ainda com esquema de transporte, inclusive para pessoas com deficiência, com os veículos partindo das unidades de Saúde da cidade até as 13h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;