Economia Titulo
Fed/Evans: fazer a meta de inflação ultrapassar a meta de 2% pode ser boa ideia
18/05/2015 | 03:48
Compartilhar notícia


Dada a dificuldade da inflação nos Estados Unidos chegar à meta de 2% nos últimos anos, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) poderia ajustar sua política monetária para "ultrapassar" (overshoot) a meta, disse hoje o presidente da regional do Fed de Chicago, Charles Evans.

Para o dirigente, isso pode ajudar a inflação a se aproximar da meta mais rapidamente. "Não existe qualquer custo exagerado em ultrapassar modestamente nossa meta", disse.

Evans, que vota nas reuniões de política monetária este ano, é um conhecido defensor da manutenção da política de baixos juros, e voltou a defender que o Fed não inicie o aperto monetário este no.

"A atividade econômica parece estar se tornando sólida, mas os dados do primeiro trimestre me fazem querer esperar para ter certeza de que a desaceleração foi mesmo temporária", disse. "É provável que não seja apropriado elevar os juros antes do início de 2016."

Apesar da cautela, o presidente do Fed de Chicago se mostrou confiante quanto as perspectivas para o crescimento e o mercado de trabalho. "Os fundamentos subjacentes continuam positivos", disse, acrescentando que espera uma expansão da economia de 2,5% a 3,0% nos próximos anos e que o número de contratações se mantenha acima das 200 mil por mês pelos próximos meses. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;