Internacional Titulo
EUA: Coréia do Norte fechará Yongbyon após liberação de fundos
Por Da AFP
11/04/2007 | 08:26
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte iniciará o processo de fechamento de sua principal instalação nuclear, em Yongbyon, nas 24 horas seguintes à liberação de seus fundos congelados em um banco de Macau, informou uma fonte americana.

"O governo norte-coreano me disse que, quando o tema estiver resolvido, se movimentaria rapidamente, um dia depois da recepção dos fundos", disse o ex-secretário americano de Energia Bill Richardson, atualmente governador do estado do Novo México, em uma entrevista coletiva organizada após seu retorno da Coréia do Norte.

"E em conseqüência, antes de 24 horas (o governo coreano) convidaria os inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) a Pyongyang para fixar as modalidades para o fechamento do reator de Yongbyon", acrescentou o pré-candidato democrata à presidência para as eleições de 2008.

A Coréia do Norte expulsou os inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no final de 2002, mas aceitou o princípio de retorno destes ao assinar, em 13 de fevereiro, um compromisso de desnuclearização após conversações multilaterales.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;