Política Titulo 1º escalão
Prefeitos optam por secretariado técnico
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
01/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Além das posses de prefeitos, vices e vereadores, hoje também serão nomeados os secretários que ficarão responsáveis por colocar em prática as promessas dos candidatos. Essas funções de primeiro escalão são tão importantes quanto os cargos eletivos.

A maioria dos chefes de Pasta foi anunciada durante o mês de dezembro pelos prefeitos eleitos. O destaque das divulgações foi o caráter técnico da maior parte do secretariado. Quem mais se utilizou de critério político foi Carlos Grana (PT), de Santo André, ainda assim sem ser abusivo.

Teve de alocar aliados angariados antes e durante o processo eleitoral. São os casos de Paulinho Serra (PSD-Obras), Raimundo Salles (PDT-Cultura) e Cícero Martinha (PDT-Trabalho), por exemplo.

Grana também teve de acomodar petistas de alas diferentes. Consequência do consenso sobre a escolha de seu nome dentro do partido, no primeiro semestre de 2011, para encabeçar o projeto de retomada do Paço andreense pelo PT. Foram nomeados os correligionários João Avamileno (Governo), Antônio Leite (Administração), Tiago Nogueira (Relações Institucionais) e Gilmar Silvério (Educação). Este último indicação do deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que deixou abdicou da pré-candidatura a prefeito para apoiar Grana.

Metade da equipe de Luiz Marinho (PT), em São Bernardo, será divulgada apenas neste início de segundo mandato. O petista anunciou apenas 13 titulares que permanecerão em suas funções atuais.

Ainda faltam ser apresentados alguns nomes em São Caetano, o que deve ocorrer hoje, após a posse de Paulo Pinheiro (PMDB) como prefeito. O peemedebista ainda não definiu comandantes para autarquias e fundações, além da Secretaria de Planejamento, que deve ficar com Jarbas Zuri (PMDB).

Dos 17 secretários já nomeados, salienta-se nomes ligados a Luiz Tortorello (morreu em 2004) e José Auricchio Júnior (PTB), que deixa o Palácio da Cerâmica após oito anos.

Dentre os pouco mais de 100 nomes apresentados até o momento (veja arte ao lado) nas sete cidades do Grande ABC, há ao menos três destaques: a ex-jogadora de basquete Marta Sobra na Secretaria de Esportes de Sant André; o ex-prefeito de Rio Grande da Serra Adler Kiko Teixeira (PSDB) na Pasta de Governo de Diadema; e a ex-prefeiturável de São Caetano Regina Maura Zetone (PTB) na gerência da Saúde de Rio Grande da Serra.

No município encravado em área 100% de proteção de mananciais, aliás, foi o que menos mudanças ocorreu de um mandato para outro. O prefeito eleito Gabriel Maranhão (PSDB) levou à risca a mensagem propagada na campanha de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Kiko nos últimos oito anos. O tucano manteve praticamente todo o secretariado de seu antecessor e padrinho político.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;