Economia Titulo
Comércio tem melhor Natal desde 2004
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
28/12/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


O desempenho das vendas natalinas, que alcançaram crescimento de 15,5% na semana de 18 a 24 de dezembro, surpreendeu os varejistas. De acordo com a empresa Serasa Experian, foi o maior crescimento no volume de produtos comercializados para esta data dos últimos seis anos.

Este resultado é atribuído ao elevado nível de emprego, expansão da massa de rendimentos dos consumidores e condições de crédito ainda bastante favoráveis. Os economistas da empresa avaliam que as medidas tomadas pelo Banco Central no início do mês para conter o avanço do crédito não surtiram efeitos negativos à atividade varejista.

A previsão da Serasa divulgada dia 8 era de que as vendas avançariam 10,5% no período. Dessa forma, o desempenho ficou cinco pontos percentuais acima do esperado para este ano. Na Capital, o levantamento contabilizou avanço de 14,9% no faturamento das redes na semana do Natal ante igual semana de 2009.

REGIÃO - O balanço prévio das vendas na época mais fértil do varejo no Grande ABC também indica bons resultados. O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, afirma que os números preliminares indicam alta de 10% nas vendas nas lojas de rua e nas instaladas em shopping centers.

Produtos de linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas, lavadora, tanquinho), eletrônicos e informática registraram bons índices de vendas. A entidade tem como base para esse avanço o número de consultas a cheques feitas pelo SPC (Sistema de Proteção ao Crédito).

"A região teve entrada de grande quantia de dinheiro com o pagamento de parcelas expressivas da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e 13º salário. O consumidor está confiante na manutenção do seu emprego e tem mais crédito à disposição", enumera Muneratti.

Na Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá) o número verificado ficou entre 7,5% e 8% de aumento no faturamento. O diretor administrativo, Luiz Augusto de Almeida, relata que as vendas de última hora fizeram a diferença para os empresários, tanto que muitos produtos acabaram antes do tempo previsto.

Há quatro dias, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) divulgou balanço destacando que as vendas nos centros de compras foram as melhores dos últimos dez anos, com 13% de crescimento frente ao mesmo período de 2009.

EM FALTA - Mesmo diante do bom momento econômico, muitos lojistas não acreditaram que os consumidores fossem desembolsar mais dinheiro na compra dos presentes natalinos. Segundo o diretor administrativo da Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá), Luiz Augusto de Almeida, faltou item com valor acima de R$ 150 em diversos estabelecimentos.

"Os estoques de DVD e microsystem acabaram rapidamente. Isso também aconteceu nas lojas especializadas em vestuário", analisa. Os donos de pontos de venda de rua ficaram com o pé atrás na hora de investir na compra de mercadorias, segundo ele. O diretor comenta que a Aciam alertou seus associados que as vendas do mês seriam mais aquecidas que o normal, devido à alta na renda e pagamento de benefícios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;