Memória Titulo
Livros universais com a mesma origem: o Grande ABC

A são-bernardense Ana Luísa Howard, arquiteta e urbanista, doutora em planejamento urbano e regional, oferece dois trabalhos que ajudam

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/12/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Litoral

A são-bernardense Ana Luísa Howard, arquiteta e urbanista, doutora em planejamento urbano e regional, oferece dois trabalhos que ajudam a entender uma história bem próxima ao Grande ABC: "O Porto de Santos e a História do Brasil" e "Itatinga 100 anos, a hidrelétrica e seu legado", ambos editados pela Neotropica, 2010. São trabalhos acadêmicos em linguagem de fácil entendimento. No primeiro caso, são vários autores; Itatinga, leva a assinatura de Ana Luísa.

Crônicas

José Bueno Lima, advogado de Santo André, conclui o seu segundo livro de crônicas: "Como se fosse hoje...". Tudo pronto para sair ainda este ano, com prefácio do jurista Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo. Em linguagem gostosa, Bueno Lima fala de Santo André, do Grande ABC e da vida, numa autêntica recuperação de informações que, sem o seu texto, estariam perdidas. Contatos: josebueno.zip.net . O livro anterior recebeu o título de "Um passado sempre presente".

Cartum

Andreense Marcio Baraldi lança seu 13º livro: "Vapt Vupt". São dois passarinhos que tentam entender as incoerências do ser humano e os infinitos problemas que este cria para si próprio. Assim, os passarinhos passam o tempo sobrevoando locais e situações como guerras, bombardeios, favelas, cemitérios, usinas nucleares, matadouros, centros urbanos superpopulosos, latifúndios desperdiçados etc, e se perguntando o porquê de tudo isso. Informações: www.marciobaraldi.com.br; pelo twitter: @marciobaraldi .

Novela

São Macário Ohana Vangélis lança "Estilhaços Urbanos" (Edições Mariposa). Na apresentação, a arte-educadora e fotógrafa Cecília Camargo, que esteve conosco na Semana Mauá. Diz bem Cecília: são poesias que retratam o cotidiano, quase sempre amargo mas verdadeiro. Vejam a capa: o que fazem esses meninos? O desenho é de Neli Maria Vieira, que também ilustra o livro do Theodoro.

Sertão

O mauaense Aristides Theodoro lança "Os que não leram os Sertões fazem do mesmo um livro difícil - e outros ensaios literários" (Edições Mariposa), com prefácio de Antonio Possidônio Sampaio. O título diz tudo: vários textos reunidos. E dá-lhe: crônicas, poemas, homenagens a amigos. Gente que como Theodoro buscam o entendimento humano na escrita e leitura.

Sindicalismo

A Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e o IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) estão lançando o Banco de Dados On-Line de suas publicações. O objetivo é colocar à disposição dos interessados um rico acervo do movimento sindical metalúrgico. Em dois formatos:

http://suporte.alexandria.com.br/criacao/iiep/pesquisaIndice.asp ; em revista gratuita. Pedidos: memoria@iiep.org.br

São Caetano

Jornalista Domingo Glenir Sanmtarnecchi lança "São Caetano Di Thiene, o santo que deu nome à cidade" (All Print Editora), com textos introdutórios de Mário Del Rey, Mário Porfírio Rodrigues, Valdenizio Petrolli e Humberto Domingos Pastores. A foto da capa vale pelo livro: Antonio Reginaldo Canhoni retrata o forro da Matriz do bairro Fundação. A história do livro está no Diário On-Line. Confiram.

t DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 20 de dezembro de 1980

Manchete - Para Delfim (ministro do Planejamento), setor econômico completou medidas necessárias.

Serra do Mar - Pista da Anchieta tem trecho liberado.

Trabalho - Desemprego preocupa operários da Volkswagen.

Música - Ruy Maurity com show no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia - Operário mata gerente de produção em Mauá.

EM 20 DE DEZEMBRO DE...

1940 - Prefeito Carvalho Sobrinho assina decreto-lei para remunerar servidores municipais que trabalharam fora do expediente em dezembro de 1938 e dezembro de 1939.

1970 - Inaugurada a iluminação da torre da igreja Metodista Central, em São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 20 de dezembro:

1910 - João Domingos Carvalho, de São João da Boa Vista (SP). Encarregado da Rhodia.

1916 - Eduardo Jacinto dos Santos, paulistano, operário da Rhodia.

1916 - Antonio Archanjo, de Nepomuceno (MG). Operário da Alca.

1918 - Antonio Álvaro Lobato, de Bariri. Operário da Rhodia.

1920 - Ângelo Cordeiro, de Ribeirão Pires. Operário da Rhodia.

1921 - Maria Luiza C. Grande, de Santos. Operária da Rhodia.

Fonte: 1º livro geral de registro do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia do Mecânico.

SANTOS DO DIA

Domingos de Silos, Íngenes, Liberato, Tolomeu (ou Ptolomeu) e Zeferino.

São Liberato nasceu em Loro Piceno, província de Macerata, na Itália. Viveu no século 13 e abandonou a riqueza para difundir o nome de Deus. Sua data litúrgica é 6 de setembro.

FALECIMENTOS

SÃO BERNARDO

José Canuto Sobrinho, 60. Natural de Jardim (CE). Dia 14. Cemitério Jardim da Colina.

Gizelli Rosana Cavalieri Sutto, 59. Natural de Itabirito (MG). Dia 15. Cemitério Jardim da Colina.

Josefina Maria da Silva, 57. Natural de Mogi das Cruzes. Dia 14. Cemitério Jardim da Colina.

Orozino Ribeiro da Silva, 56. Natural de São Bernardo. Dia 14. Cemitério dos Casa.

Raimundo Nunes Ramalho, 49. Natural de Santa Cruz (PB). Dia 15. Cemitério Jardim da Colina.

Rosana de Souza Oliveira, 48. Natural de Piraju (SP). Dia 14. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

(Cemitério da Cerâmica)

Mateus Dias da Silva, 88. Dia 15.

Vanda Cavinatti Fuina, 86. Dia 14.

Francisca Paulina da Silva, 83. Dia 13.

Francisco Dester, 82. Dia 15.

Messias Simplicio de França, 82. Dia 13.

Raimundo Antonio da Silva, 66. Dia 13.

Terezinha Tempobono Alonso, 64. Dia 13.

ANTONIO RODRIGUES SOBRINHO

(Nova Europa, SP, 29-12-1923 - São Caetano 12-12-2010)

Residindo desde a infância em São Caetano, Antonio Rodrigues Sobrinho trabalhou nas Indústrias Matarazzo, na Anderson Clayton e na Duperial. Em janeiro de 1960 transferiu-se para os Estados Unidos, onde trabalhou durante oito anos na sede do Lions Clube como tradutor e intérprete. Regressou ao Brasil 10 anos depois, trabalhou em uma firma de importação de máquinas e equipamentos para empresas de eletricidade sediada no Rio de Janeiro. Ao aposentar-se, na década de 1980, voltou a residir em São Caetano.

Filho de Maquez Rodrigues e de Antonia Porfirio Rodrigues, casou-se com Elza Rodrigues. Era irmão do jornalista Mário Porfírio Rodrigues e de Maria e Zaira Rodrigues Almeida, viúvas, residentes em São Caetano desde 1930.

Antonio Rodrigues Sobrinho partiu no mês em que completaria 87 anos. Crematório de Vila Alpina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;