Economia Titulo
Japão suspende embargo de carne dos EUA e Canadá
Por Da AFP
12/12/2005 | 10:15
Compartilhar notícia


O governo do Japão suspendeu nesta segunda-feira o embargo às importações de carne bovina dos Estados Unidos e Canadá desde 2003, anunciou o ministério da Agricultura.

"A retomada das importações foi aprovada", declarou o vice-ministro da Agricultura, Mitsuhiro Miyakoshi. "É importante que o governo americano aplique as regras decididas", acrescentou.

Os especialistas japoneses pediram que apenas se autorize a importação de gado menor de 20 meses, e que se retirem os órgãos perigosos (cérebro e medula espinhal em particular).

O Japão suspendeu as importações de carne bovina canadense em maio de 2003 e de carne americana em dezembro do mesmo ano, depois da descoberta de um caso de encefalite espongiforme bovina (ESB) em uma rês no Canadá e de outro pouco depois no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos.

O problema afetava as relações comerciais entre Japão e Estados Unidos, onde vários parlamentares influentes pediam sanções de 3,1 bilhões de dólares contra Tóquio, valor equivalente ao que os fazendeiros americanos acreditam ter perdido em 2004 por culpa do embargo.

Antes do embargo, o Japão era o principal importador de carne bovina da América do Norte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;