Cultura & Lazer Titulo Literatura
Livro documenta traçados das cidades coloniais e arte sacra

Obra de Percival Tirapeli é fruto de diversas viagens e farta pesquisa

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
25/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Percival Tirapeli se debruçou em longa pesquisa para apresentar cerca de três séculos de informações a respeito da cultura e estética criadas na América Latina durante o período colonial. O resultado, fruto de diversas viagens por antigos territórios das Américas espanhola e portuguesa, pode ser conferido no livro Patrimônio Colonial Latino-Americano: Urbanismo, Arquitetura, Arte Sacra (Edições Sesc São Paulo, 320 páginas, R$ 115, em média).

Professor titular de História da Arte Brasileira do Instituto de Artes da Unesp e dono de mais de 20 obras, Tirapeli divide o livro em três capítulos. No primeiro, Urbanismo Colonial, examina os traçados das cidades coloniais e estuda as diferenças e aproximações entre a América espanhola e o Brasil.

Na sequência, em Arquitetura Eclesiástica, o leitor se depara com estudo acerca das estruturas de igrejas, mosteiros e conventos. O pesquisador investiga ainda os espaços escolhidos para as referidas construções, além de mostrar as ordens religiosas que começaram a erguer suas construções no início do século 16 nos estilos gótico tardio, renascentista, maneirista e no barroco.

Por fim, em Arte Sacra – Mobiliário e Ornamentação, Tirapeli promove discussão sobre fachadas-retábulos (decoração típica da arte sacra) e complementos ornamentais das edificações. Não ficam de fora exemplos dos mobiliários dos altares, esculturas e pinturas. O livro é bem ilustrado com fotografias, a maior parte delas clicada pelo próprio autor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;