Setecidades Titulo Caos viário
Parada irregular prejudica o trânsito

Estacionamento de veículos em área de embarque e desembarque da Rua Itambé, no Centro de Sto.André, provoca congestionamentos diários

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
02/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O estacionamento irregular de veículos em área de embarque e desembarque demarcada em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Centro de Santo André, tem complicado a vida de motoristas e pedestres que circulam diariamente pela área. Apesar de ser considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16, a famosa ‘paradinha’ tem sido cada vez mais recorrente em trecho da Rua Itambé. Como consequência do cenário, intensificado pela presença de motoristas de aplicativos de transporte individual, o viário tem registrado frequentes congestionamentos.

Por volta das 17h30 de ontem, a equipe do Diário flagrou fila com até 14 veículos na rua, entre a estação da CPTM e o Terminal de Ônibus central. Não havia, entretanto, qualquer fiscalização do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) de Santo André.

O problema, segundo pessoas que circulam pelo local, agravou-se nos últimos meses devido ao aumento da demanda de usuários de aplicativos de transporte individual. As filas chegam até a Praça 18 do Forte, ponto de acesso ao Grand Plaza Shopping. “Tem dias que meu marido me liga pedindo para que encontre ele no shopping ou em outro ponto do Centro por conta da dificuldade que ele tem em passar na frente da estação”, afirma a cabeleireira Mayara Braga Dias, 23 anos.

A equipe do Diário chegou a presenciar 17 motoristas de aplicativos realizando embarque e desembarque de passageiros em uma das duas faixas da Rua Itambé ontem. “Tomo o maior cuidado para não levar multa, mas vários amigos que são Uber e 99Táxi foram atuados aqui, pois é comum passageiros desembarcarem antes da área autorizada”, disse motorista de aplicativo que não quis se identificar.

Para amenizar a situação, a Prefeitura de Santo André tem destinado, todos os dias, duas equipes do departamento de trânsito – formadas por dois agentes e viaturas – para fiscalizar a via, com reforço no patrulhamento das 7h às 9h e das 18h às 20h.

Agentes abordados afirmam que, durante os horários de pico, atuam de forma educativa no local, sem qualquer penalidade aos motoristas infratores. “Só orientamos”, destaca um deles, sob condição de anonimato.

As multas só são aplicadas na medida em que agentes passam pela via e constatam que não se trata de uma parada para embarque e desembarque. Nestes casos, segundo a Prefeitura, o DET fiscaliza todos os veículos, seja de aplicativo ou não, que permaneçam estacionados em área não permitida.

A promessa da administração municipal é que os agentes reforcem a fiscalização para evitar que situações como a apontada pela equipe do Diário continuem sendo observadas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;