Internacional Titulo Separação
Mali: rebeldes proclamam
independência do norte

Declaração foi feita na internet e por meio de um porta-voz;
segundo grupo, limites com outros Estados serão respeitados

06/04/2012 | 02:16
Compartilhar notícia


O Movimento Nacional de Liberação de Azawad (MNLA), importante facção dos rebeldes tuaregues de Mali, proclamou hoje "a independência de Azawad", ao norte do país, em declaração na internet e por meio de um porta-voz no canal de televisão France 24. "Proclamamos solenemente a independência de Azawad a partir de hoje", declarou Mossa Ag Attaher, ao indicar que os rebeldes irão respeitar "as fronteiras com os Estados limítrofes".

 

O porta-voz condenou o sequestro, ocorrido ontem, do cônsul da Argélia en Gao, ao noroeste de Mali, "por um comando terrorista" em uma operação "muito violenta". Argel confirmou que um grupo de assaltantes "não identificados" levou o cônsul e seis colaboradores "para um destino desconhecido".

 

"Acabamos de terminar um combate muito importante, o da libertação", assinalou Ag Attaher. Azawad é uma região considerada como berço natural dos tuaregues.

 

O golpe de Estado contra o regime do presidente Amadou Toumani Touré, duas semanas atrás, deixou Mali em situação caótica. Rebeldes tuaregues e grupos islâmicos tomaram o controle, no fim de semana passado, de três metrópoles ao norte - Kidal, Gao y Tombuctu - sem encontrar resistência por parte de um exército malinês mal aparelhado, desorganizado e em debandada. O país ficou cortado em dois.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;