Economia Titulo
Prazo para entrega das declarações do IR termina na sexta
Do Diário OnLine
24/04/2005 | 16:35
Compartilhar notícia


Os contribuintes têm até sexta-feira para entregar as declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2005, ano base 2004. Até a tarde da última sexta-feira, 10,8 milhões de declarações haviam sido entregues — volume 9% superior ao do mesmo período do ano passado e já é mais da metade das 20 milhões esperados este ano.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias. Adir explica que, embora o sistema da Receita tenha capacidade para receber cerca de 3 milhões de documentos por dia, muitas contribuintes podem encontrar dificuldade para enviar a declaração.

"Um grande volume de dados transmitido ao mesmo tempo pela Internet pode sobrecarregar o sistema de telefonia, tornando mais lento o processo de envio da declaração", observa o supervisor, lembrando que nos últimos dez dias do ano passado houve a entrega de 9,6 milhões de documentos, dos quais 2 milhões no penúltimo dia.

O atraso pode custar caro ao contribuinte. A multa mínima para quem atrasar a entrega é de R$ 165,74. Os programas para fazer a declaração e entregá-la na Internet estão disponíveis no site da Receita.

A declaração pode ser enviada também em disquete (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), pelo telefone 0300-78-0300 ou ainda em papel (Correios).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;