Cultura & Lazer Titulo
Revoada de memórias poéticas
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Novos artistas da região têm encontrado espaços alternativos para para mostrar seu trabalho, caso da livraria Alpharrabio, em Santo André. O local será ocupado a partir de hoje com a exposição "Anedotas Sobre a Ausência", da artista plástica Bia Toth. A mostra terá abertura a partir das 19h e a entrada é franca para todo o público.

Em sua primeira individual, a andreense mistura elementos como a memória, o rastro das coisas e a ausência para atrair a atenção do público por meio de um universo de resgate e perda das lembranças. "Anedotas são histórias sobre a ausência. O nome instiga pois a autora realmente brinca com as palavras e o texto dentro de suas obras", explica Cristina Suzuki, responsável pela curadoria do evento. "Cada um poderá entender as coisas de uma forma diferente."

Cristina tem trazido diversos artistas novatos para apresentar seu talento no local. Ela conheceu o trabalho de Bia há cerca de dois anos e acredita que está maduro o bastante para ganhar destaque individualmente. "Quem sou eu para dizer se o trabalho dela está pronto? Não é algo determinante, mas houve uma empatia. O seu trabalho tem uma poética e um acabamento estético muito forte. É algo que salta aos olhos."

A exposição é dividida em quatro conjuntos dentro da livraria de Santo André. Em uma parte, centenas de tsurus (figuras típicas da arte oriental do origami) se juntam para revoada entre as estantes, criando um belíssimo efeito. Em outro momento, placas estão estendidas em espaço específico ao ar livre, em misterioso jogo de sedução entre o público e as obras. Pequenas caixas representando casulos estão espalhadas por uma parede, enquanto uma série de cartaz completa a mostra.

As obras foram sendo elaboradas conforme a artista estudava sobre a ausência e a brincadeira com as palavras. Ao lado da curadora, mapeou o material e os reuniu para o evento. Um dos objetivos de Anedotas Sobre a Ausência, composta basicamente de instalações, é fazer com que as pessoas consigam desvendar o que há por trás de cada pedaço em exposição. Para isso, a artista dá total permissão para que se possa manipular os artigos e busque sua explicação.

"Não é para as pessoas ficarem na vontade. A interação vai além do contato físico. Ela provoca memórias, que é a ideia da mostra", diz a curadora.

A apresentação do talento de Bia se deve muito ao fato de que o espaço cultural andreense tem movimentado ainda mais sua programação nos últimos tempos. Grande parte das atrações está sendo voltada para desconhecidas jovens faces do Grande ABC. "Está ocorrendo um redescobrimento da Alpharrabio por essa nova geração. Há uma feliz coincidência da retomada dessas atividades com os novos artistas. Muitos conheciam o espaço pelo nome, mas nunca tinham freqüentado."

Anedotas Sobre a Ausência - Exposição Hoje, às 19h. Na Alpharrabio Livraria e Editora - Rua Eduardo Monteiro, 151. Tel.: 4438-4358. 2ª a 6ª, das 13h às 19h; sáb., das 9h30 às 13h. Grátis. Até 29 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;