Setecidades Titulo
Começa nesta segunda-feira restauro da estátua de São José
Do Diário do Grande ABC
14/03/2005 | 15:15
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires começa nesta segunda-feira a restauração da mão esquerda da estátua de São José. O trabalho deve ficar pronto até o próximo sábado, dia de homenagem ao santo, padroeiro da cidade, e também aniversário de Ribeirão Pires. A estância turística completará 51 anos.

A reconstrução da mão esquerda da estátua será feita voluntariamente por Antonio Carlos Zampol, filho do artista plástico falecido Gildo João Alfredo Zampol (falecido em 1994), o construtor da obra.

A mão esquerda da estátua foi destruída por vândalos em fevereiro. A imagem fica no mirante São José, no Centro de Ribeirão Pires e deve passar por novas etapas de restauração. Segundo a Prefeitura, Zampol também pretende restaurar os pés e outras partes da estátua que foram danificadas pela ação do tempo. A pintura da estátua ficará a cargo da Prefeitura.

Assim que a restauração for concluída, a administração também promete avaliar as condições físicas e de segurança do mirante. Uma possibilidade estudada é a reconstrução da antiga zeladoria que passaria a ser ocupada por guardas municipais. A proposta municipal é de fazer a segurança ininterrupta do monumento histórico.

Conscientização – Outra ação que deve ser colocada em prática para evitar os ataques de vândalos é a criação de uma campanha de conscientização para a preservação dos monumentos históricos e turísticos. O tema também passará a integrar a grade de atividades da Secretaria de Educação e Cultura. O órgão deve investir em ações pedagógicas que abordam conceitos de cidadania.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;