Economia Titulo
Preço do minério de ferro sobe com queda de estoques na China
Por
28/05/2015 | 03:24
Compartilhar notícia


Os contratos do minério de ferro atingiram seu maior nível em quase três meses, influenciados pela queda dos estoques nos maiores portos da China, que levaram traders a especular sobre uma possível escassez de curto prazo da commodity.

Segundo o índice fornecido pelo provedor de dados The Steel Index, o preço do minério de ferro subiu a US$ 62,60 por tonelada na quarta-feira, alta de 0,8% ante a terça-feira e o maior patamar desde 2 de março.

Os estoques da commodity vem diminuindo na China ao passo que os fabricantes de aço estão elevando os seus próprios estoques. Isso resulta em uma certa escassez para alguns tipos específicos de minério, dizem analistas. A quantidade de minério estacionada nos portos chineses recuou a 84,9 milhões de toneladas na semana passada, ante cerca de 100 milhões no início do ano.

"O suprimento está um pouco apertado", avaliou o analista do Goldman Sachs, Christian Lelong, lembrando que as importações da commodity recuaram cerca de 4% em abril ante o mesmo mês do ano passado.

A alta do preço do minério de ferro surpreende o analista Georgi Slavov, da corretora Marex Spectron. Ele nota que o preço do frete para a China tem aumentado recentemente. Isto pode indicar um maior número de navios com destino à segunda maior economia do mundo, o que reduzir as chances de escassez, acredita.

Embora o preço da commodity tenha se recuperado nos últimos meses, ele ainda continua cerca de 40% mais baixo em relação ao ano passado. Analistas também avaliam que os preços devem voltar a cair no terceiro trimestre, tipicamente um período mais de demanda mais fraca. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;