Economia Titulo
Pedido da Argentina adia para 2008 livre comércio de carros no Mercosul
Por
28/05/2005 | 07:30
Compartilhar notícia


O presidente Néstor Kirchner pretende proteger a indústria automotiva instalada na Argentina da concorrência brasileira. Para isso, na semana que vem, o governo argentino assinará com representantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o adiamento - de 2006 para janeiro de 2008 - do livre comércio de veículos dentro do Mercosul. O anúncio foi realizado pelo secretário de Indústria e Comércio, Miguel Peirano.

A liberalização do comércio automotivo - ou seja, o fim da aplicação de tarifas alfandegárias e cotas - já passou por vários adiamentos ao longo da última meia década. Nesse período, os diversos presidentes que passaram pela Casa Rosada, a sede do governo, argumentaram que a indústria automotiva instalada na Argentina precisava de um prazo para adaptar-se à concorrência brasileira.

Desde o ano passado, o governo Kirchner pleiteia um novo adiamento, já que o intercâmbio comercial nesse setor favorece a importação de automóveis montados no Brasil. Nos primeiros seis meses de 2004, 60% dos veículos vendidos no mercado argentino eram brasileiros.

Nos próximos dias, representantes dos governos dos dois países discutirão como será realizado o comércio automotivo durante os dois anos de período de transição, que deverá se iniciar em janeiro do ano que vem.

O governo também anunciará formalmente em breve a implementação de um plano de estímulo às montadoras na Argentina. Entre as medidas estão a redução das retenções sobre as exportações das montadoras. Essa redução somente seria aplicada no caso de o total de vendas para o exterior superar as exportações realizadas em 2004.

O governo Kirchner também implementaria o pagamento das dívidas atrasadas do Estado argentino com as montadoras, relativas ao "plan canje", denominação do plano de renovação da frota realizado há poucos anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;