Cultura & Lazer Titulo
Lindomar Castilho canta e pede perdao
Por Alessandro Soares
Da Redaçao
06/05/2000 | 17:31
Compartilhar notícia


  Lindomar Castilho tenta retomar sua carreira musical com o aval da filha, Liliane, e pede perdao para toda a sociedade brasileira. O cantor e compositor assinou contrato no fim do ano passado com a Sony Music e gravou um CD ao vivo a partir de um show realizado dias 4 e 5 de fevereiro em Goiânia (GO) com 17 sucessos antigos e três músicas inéditas. A carreira do cantor de baladas românticas, boleros e sucessos populares de dor-de-cotovelo foi encerrada em 1981, quando ele foi acusado de matar com um tiro no peito sua mulher, a cantora Eliane de Grammont, 26 anos, no Café Belle Époque, em Sao Paulo.

A vida artística de Lindomar foi marcada por cançoes sobre amores frustrados e traiçoes, como Você é Doida Demais, Eu Vou Rifar Meu Coraçao, Nós Somos Dois Sem-Vergonhas e Camas Separadas, entre outras, que o consagraram no Brasil, na América Latina e em Portugal.

Mas ele tinha um temperamento machista e agredia sua mulher. Quando ocorreu o assassinato de Eliane, Lindomar suspeitava que ela o traía com o músico Carlos Randal, seu primo, que a acompanhava no show que ela fazia no Belle Époque. Randal também foi ferido na barriga com um tiro. Dias antes, Eliane havia entrado na Justiça com um pedido de desquite. Lindomar recebeu seu último disco de ouro, por Santa Maria do Brasil, na prisao.

Quase linchado em público quando foi detido, Lindomar foi condenado a 12 anos de prisao, pena iniciada em 1985 na Casa de Detençao de Sao Paulo. Em 1987, foi transferido para o Cepaigo (Centro Penitenciário Agrícola e Industrial de Goiás). Atuou como enfermeiro na prisao e como professor de música, beneficiando-se da Lei de Execuçoes Penais: a cada três dias trabalhados, abate-se um da pena. Sua sentença foi reduzida para pouco mais de dez anos, concluídos em prisao domiciliar.

Natural de Santa Helena (GO), Lindomar, hoje tem 61 anos, cabelos longos, mas com sinais de calvície frontal. Nao tem namorada e nao usa mais cavanhaque, marca registrada eliminada em definitivo durante seu julgamento. Ele retorna ao cenário musical com o 30º álbum - e também o primeiro CD que ele considera lançado, pois gravou dois na prisao que nao fizeram sucesso.

Desde 1991, embora afirme nao se lembrar bem das datas, Lindomar se apresentava em Goiânia, onde vive. Nesta entrevista ao Diário, ele fala sobre a retomada da carreira e a tragédia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;