Política Titulo
PL de S.Caetano quer expulsar Rstom
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
12/02/2005 | 15:32
Compartilhar notícia


A direção executiva do PL de São Caetano definirá nos próximos dias a expulsão do ex-vereador Flávio Rstom do partido. O motivo alegado pelos liberais para tirar a legenda do parlamentar é o apoio dado por Rstom ao então candidato a prefeito pelo PTB, José Auricchio Júnior, na disputa eleitoral de 2003, em vez de ajudar na campanha do partido, que optou por concorrer com Iliomar Darronqui. Além disso, Rstom desistiu de concorrer à reeleição para trabalhar na campanha de Gersio Sartori, do PPS. Por causa de toda essa troca de apoios, o PL, que até o ano passado tinha dois representantes na Câmara (Rstom e Fábio Palacio), não elegeu nenhum vereador.

Rstom afirma que não quis ser candidato porque a coligação do partido foi feita de maneira equivocada. "Alguns filiados me procuraram e disseram que sou o Nostra Damus, pois previ a derrota. Mas isso era uma coisa óbvia, só não enxerga quem não quer." O PL coligou-se com o PRTB e o PTC e teve chapa pura para o Executivo, com Iliomar Darronqui para prefeito e Luiz Laurindo Marcelino para vice.

A proximidade de Rstom com Auricchio pode ser explicada pela própria posição do PL, que sempre fez parte do grupo político do prefeito Luiz Tortorello – morto em dezembro e que foi padrinho político do prefeito eleito. Em 2000, Illiomar Darronqui foi o principal articulador da reeleição de Tortorello. No entanto, um acordo informal determinava que o liberal seria o próximo candidato do grupo, o que não aconteceu. Por isso, Darronqui decidiu enfrentar a campanha sozinho. Na Câmara, Rstom permaneceu na base do prefeito, enquanto Fábio Palacio preferiu seguir a tendência de Darronqui. Procurado pela reportagem, Darronqui não retornou as ligações.

Fábio Palacio, há 10 anos no PL, defende a atitude do partido de expulsar Rstom, pois acredita que uma candidatura própria reforçaria o crescimento da sigla em São Caetano. "Por essas posições (Rstom) é persona non grata no partido. Acredito que ele pode ter atuado conforme interesses do Auricchio", diz. Ainda segundo Palacio, a executiva do PL convidará Rstom a sair do partido. "Vamos bater um papo com ele e nos organizar para disputar a prefeitura em 2008."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;