Setecidades Titulo Saúde
Farmácia é inaugurada no Parque Chico Mendes
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
09/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Prefeitura de São Caetano inaugurou ontem a Farmácia no Parque (Espaço Verde Chico Mendes), que funcionará aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. A iniciativa integra o pacote de ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, o mesmo das entregas de próteses dentárias, realizadas no sábado.

O objetivo é oferecer uma alternativa extra aos moradores, que também têm acesso aos medicamentos da cesta básica de segunda a sexta-feira nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), durante o dia e dentro do Programa Terceiro Turno à noite, até as 23h, em algumas unidades. “É um projeto piloto que tem tudo para dar certo. Vamos oferecer cerca de 26 tipos de medicamentos, entre antibióticos, anti-inflamatórios, remédios específicos para diabetes, para pacientes cardíacos e contraceptivos. Basta o munícipe trazer a receita”, conta a coordenadora de assistência farmacêutica, suprimentos e logística da Secretaria da Saúde da Prefeitura, Claudia Lourenço.

Para Eliseu da Silva Pinheiro, coordenador médico de urgência e emergência da Pasta, a medida deve evitar que as pessoas recorram às unidades de atendimento de emergência. “Se o munícipe precisa de remédio em pleno feriado, ele poderá tê-lo, gratuitamente, pela Farmácia do Parque. Isso evita que fique sentindo dores ou que tenha que sair procurando farmácia para comprar, e até mesmo que sinta mal-estar pela falta do remédio.” Ainda segundo o médico, para se ter ideia, uma internação hospitalar ocasionada pela falta de medicamento equivale aos gastos de três meses com o programa.

A Farmácia no Parque tem como vertente humanizar a saúde. “É uma facilidade para quem mora na cidade. É colocar um serviço básico à disposição”, conta Nilson Bonome, secretário de Governo e que, interinamente, ocupa a Pasta da Saúde.

“A farmácia tem um caráter curativo, evita de as pessoas gastarem dinheiro. A partir de agora, a população terá acesso a medicamentos de segunda a segunda. Buscamos sempre a qualidade no atendimento”, completa o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;