Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
Musical questiona a educação no país
Sara Saar
Especial para o Diário
26/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Traduzido para diferentes idiomas com encenações em vários países, o clássico "A Aurora da Minha Vida" foi escrito em 1981 pelo dramaturgo Naum Alves de Souza. O espetáculo agora readaptado em formato de musical, tem apresentação única hoje, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano. A entrada é franca.

Com direção de Bárbara Bruno, a montagem mostra as relações de autoridade em sala de aula durante os anos 1970. A ideia é levar o público à reflexão sobre o sistema educacional do Brasil. "A realidade é diferente da atual, mas a essência é a mesma. A educação precisa ser repensada", afirma o ator Paulo Goulart Filho.

Toda a discussão vem à tona com personagens denominados por funções (Diretor, Padre e Professor), além de características com relação aos alunos (Quieto, Gorda, Orfão, Bobo, Adiantado, Gêmeas e Puxa-Saco). "Todos têm personalidades bem definidas, mas estão longe da caricatura", diz.

A montagem ainda recebe estrutura musical com coreografias assinadas por Filho e arranjos desenvolvidos pelo maestro Amalfi, que entram nas ligações de cenas.

O cenário é composto por carteiras individuais - até para dar mais possibilidade de movimentação durante as coreografias - e diversos quadros negros. Já o figurino foi estilizado em tons de cinza com o objetivo de remeter à lembranca.

O espetáculo integra o projeto Teatro nas Universidades, criado por eles há cinco anos. O objetivo é formar plateia.

A Aurora da Minha Vida - Teatro. Hoje, às 19h30. No Teatro Santos Dumont - Av. Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Entrada franca. (Supervisão Gislaine Gutierre)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;