Cultura & Lazer Titulo Curta Kinoforum
Novidades na telona
Por
20/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje o 20º Festival de Curtas de São Paulo, agora rebatizado como Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Como sempre, o evento dá a volta ao mundo, abrindo uma janela para a diversidade da produção no País e no mundo. Escritas do Cinema é o tema que rege a programação e parte dela se inscreve nas comemorações do ano da França no Brasil. Até dia 28, o festival vai exibir 400 filmes distribuídos por suas múltiplas sessões.

"De Volta ao Quarto 666", de Gustavo Spolidoro com Wim Wenders é uma das atrações brasileiras do evento. O diretor alemão realizara em 2000 o longa O Hotel de Um Milhão de Dólares. Spolidoro retomou o fio daquele filme e o levou ao quarto 666, número emblemático, para que Wenders fale de vida (e do apocalipse do cinema tradicional, face às novas tecnologias).

Escritas do Cinema reúne seleção particularmente atraente, a dos curtas que integraram a programação da Semana da Crítica no Festival de Cannes, em maio. A ela se somam obras dirigidas por críticos brasileiros e outros títulos com mesmo tema.

Exercícios de estilo são particularmente bem-vindos - comédias musicais como "West Bank Story", filmes de horror e as experimentações de linguagem do Kinolounge, que este ano têm o corpo humano como assunto predominante.

O chinês Jia Zhang-ke, por exemplo, mostra uma preciosidade de "19 minutos - Nós Que Nos Amávamos Tanto", cujo tema é a transformação econômica e social.

A mostra latina traz 27 títulos de 11 países e só a participação brasileira já valeria um festival - são 150 filmes, garimpados entre os cerca de 700 inscritos. O 20º Festival de Curtas terá exibições em dez salas da cidade. Todas as sessões serão gratuitas, bastando retirar o ingresso com uma hora de antecedência. Informações no site www.kinoforum.org e telefone 3034 5538.

Três produções são da região

Pelo menos, três filmes que participam do Festival Internacional de Curtas-Metragens são do Grande ABC. A falta de comunicação entre os casais modernos é o fio condutor da película "Sobre Paralelos", que tem direção de Victor Hugo Simões, morador de São Caetano.

No filme, a esposa (Glauce Gomes) e o marido (Val Mataverni) nunca conseguem se encontrar no apartamento onde moram. "Apesar de viverem juntos, as histórias nunca se cruzam. Elas são paralelas", explica Simões.

Com cerca de seis minutos, o curta não apresenta diálogos. "Fazemos uma crítica à individualidade, que é muito comum nos dias de hoje", alega. Serão cinco exibições. A primeira pode ser conferida amanhã, às 22h, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo).

Já o filme "SuperLotação" tem como palco a cidade de Santo André. O ator Cleiton Freitas vive um homem com síndrome do pânico que busca uma saída. "É uma pessoa que sobe e desce muros, percorre diversos espaços, mas não chega a lugar algum. Vislumbra horizontes, mas não encontra respostas a curto prazo", afirma a roterista Ana Cristina da Silva. A película pode ser vista amanhã, às 17h, também na Cinemateca Brasileira.

Produzir um suspense sobrenatural, gênero pouco explorado no Brasil, foi a ideia do andreende Sandro Casarini, que assina a direção do filme "A Casa da Praia".

Inspirado em lenda urbana, o curta fala da história de cinco jovens que, no final da década de 80, passam as férias em uma casa, no litoral paulista, Depois de evocarem espíritos durante a brincadeira do copo, são cercados por inexplicáveis acontecimentos sobrenaturais. O vídeo pode ser conferido amanhã, às 23h, no Cine Sesc (Rua Augusta, 1470, São Paulo).

(Da Redação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;