Brickmann Titulo
Viúvas do Muro, esposas da Muralha

Nada mais atual do que o lema de uma tradicional empresa de mudanças, A Lusitana: "O mundo gira, a

Por Carlos Brickmann
31/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Nada mais atual do que o lema de uma tradicional empresa de mudanças, A Lusitana: "O mundo gira, a Lusitana roda". Não faz tanto tempo assim, os comunistas que seguiam a China e a Albânia eram inimigos mortais dos comunistas que seguiam a linha da Rússia, então União Soviética. Uma ala acusava a outra de ser "lacaia do imperialismo", "aliada dos yankees", ou até, o que era mais insultante de seu ponto de vista, "reformista" ou "social-democrática".

Como dizia outro slogan, o tempo passa, o voa. Amanhã, em Brasília, sob os auspícios do PT, reúnem-se em seminário internacional comunistas da linha chinesa, da linha russa, trotskistas (antes mortais dos stalinistas), stalinistas (cujo líder mandou matar Leon Trotsky), reformistas, social-democratas. Pelego, então (o nome foi tirado da macia pele de carneiro colocada sob a sela, para que o cavalo não se sinta mal ao ser montado), é gente que não falta. Hoje são todos aliados: a União Soviética acabou, o Muro de Berlim caiu, mas a China prospera e a Grande Muralha continua de pé. Há quem reclame de certas práticas chinesas com relação a salários e empregos, que acabam prejudicando assalariados por aqui, mas afinal de contas a função do pelego não é incomodar: é amaciar.

Na reunião petista, estarão os latino-americanos do Foro de São Paulo, a turma de Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa, e aliados políticos do mundo inteiro, até mesmo dos Estados Unidos. São hoje todos amigos e irmãos. Mas nem tudo é perfeito: está previsto um discurso de Marco Aurélio Garcia.

Importar? Para quê?

A notícia está no portal do Superior Tribunal de Justiça: um cavalheiro acusado de participar da Yakuza, a temida máfia japonesa, foi condenado a dois anos e oito meses, em regime semi-aberto. É uma decisão judicial; que se cumpra.

A dúvida, exposta por uma grande advogada, Tania Liz Tizzoni Nogueira, fiel leitora desta coluna, é outra: que é que faz a Yakuza no Brasil? Já não bastavam o PCC e similares? Simples: a Yakuza deve ter vindo ao Brasil para aprender.

Recordar é viver

1 - O presidente Lula anunciou, num dos sucessivos relançamentos do programa do álcool, que o Brasil estava mudando a matriz energética mundial.

2 - O Governo brasileiro proclamou que a sobretaxa americana sobre a importação de álcool visava impedir que o nosso álcool, feito de cana, de maneira mais eficiente, prejudicasse o antieconômico álcool de milho dos EUA. Nosso álcool atingiu o preço mais alto desde que passou a ser monitorado, em 2002.

3 - O presidente Lula anunciou a autossuficiência do Brasil em petróleo.

Esqueçamos a lembrança dos bons tempos e falemos sobre o que ocorre hoje. O Brasil decidiu reduzir a mistura de álcool na gasolina por falta de álcool. Aliás, está importando álcool americano em grandes quantidades. O problema é que, com a redução da mistura, será preciso importar gasolina, já que o Governo autossuficiente não tem capacidade nas refinarias para aumentar a produção.

Amanhã vai ser o mesmo dia

Segundo informa o ministro das Minas e Energia, Édison Lobão, as medidas adotadas são de longo prazo, já que nada indica que a produção de cana e de álcool do ano que vem sejam maiores que a atual. Como dizia Delfim Netto, se o Governo comprar um circo pode ter certeza de que os anões vão crescer.

Ou pode ou não pode

A Justiça Federal rejeitou ontem o pedido do Ministério Público Federal de interditar o Aeroporto de Congonhas, SP. A ação foi proposta em julho de 2007, logo depois do acidente com o avião da TAM que matou 199 pessoas. Mas, se o aeroporto está em condições, e já estava quando a ação foi proposta, por que há processo contra pessoas acusadas de liberá-lo no dia do acidente?

Inclua-me fora

O mais curioso na notícia acima é que o Ministério Público Federal, sempre ágil nas suas comunicações com jornalistas, não foi encontrado nem para dizer se vai ou não recorrer da derrota judicial. É estranho: mesmo fora do expediente, muitos repórteres têm os celulares dos procuradores. Ah, essas operadoras!

Pisando no calo

Há na praça uma série de pequenos partidos novos dos quais, certamente, o leitor nunca ouviu falar. Este colunista conheceu um competente técnico que montou partidos em série, e desfrutando do total silêncio dos meios de comunicação, a pedido de vários políticos. Agora, a questão: em qual calo pisou o prefeito paulistano Gilberto Kassab para provocar tamanha pressão contra o partido que está montando? Kassab e sua equipe, organizadíssimos, devem cumprir todos os prazos, entregar todos os documentos, e formar o PSD. O que parece haver é uma tentativa prévia de desacreditar o novo partido para as eleições futuras.

O bondinho e a Copa

Não, não dá mais para ouvir a frase "e é assim que queremos promover a Copa" quando ocorrem fatos como o desastre do bonde de Santa Tereza, no Rio - aquele que tinha arame no lugar do parafuso. A pergunta é: "É assim que nós, cidadãos, aceitamos ser tratados?" A Copa que se dane: e o nosso dia-a-dia?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;