Internacional Titulo
Vaticano pode excluir seminaristas com tendências gays
da AFP
06/11/2002 | 13:59
Compartilhar notícia


O Vaticano estuda a possibilidade de proibir a ordenação de sacerdotes que tenham demonstrado durante sua formação nos seminários tendências à homossexualidade. Com essa medida, a Igreja Católica procura dar uma primeira resposta aos numerosos escândalos registrados em vários países e protagonizados por religiosos acusados de pedofilia e abuso sexual.

Para o bispo polonês Zenon Grocholewski, a idéia de atacar o problema pela base está somente em fase de elaboração. "Não sabemos quando estará pronto o documento, mas certamente não será apresentado este ano", advertiu.

Os membros da congregação encarregada da educação dos católicos consideram que devem ser excluídos da ordenação sacerdotal aqueles seminaristas que tiverem demonstrado tendência para a homossexualidade. As autoridades eclesiásticas se basearão para determinar tais tendências em especialistas como psicólogos, que vigiarão o comportamento e o ambiente familiar dos candidatos ao sacerdócio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;